home notícias Gestão
Voltar Voltar
16/11/11
Memorial Guararapes investe em ofurô para UTI neonatal
Instituição é candidata a receber o título de Hospital Amigo da Criança, do Ministério da Saúde
Raissa Ebrahim, do Recife

Humanizar uma instituição hospitalar não é necessariamente sinônimo de grandes investimentos. As mudanças, na verdade, estão ligadas, sobretudo, a pequenas atitudes. O Hospital Memorial Guararapes (HMG), na Região Metropolitana do Recife, provou, através da compra de ofurôs de R$ 40 para a UTI neonatal, que é possível tratar melhor os pacientes nascidos prematuros ou portadores de doenças crônicas. A instituição é pioneira na adoção da prática na rede pública de saúde do Estado de Pernambuco.

 

Aliando a novidade ao comprometimento com suporte psicológico e maior participação das mães após o nascimento – como, por exemplo, na hora do banho, na alimentação, no processo de corte do cordão umbilical –, além de promoção de palestras e qualificação de pessoal, o HMG torna-se candidato a receber o título de Hospital Amigo da Criança, do Ministério da Saúde, dedicado a unidades que promovem ações capazes de melhorar o atendimento a pacientes, familiares e acompanhantes.

 

A terapeuta ocupacional do Memorial Guararapes, responsável pela técnica, Milene Xavier, explica que a utilização dos baldes especiais é ideal para dar banhos e acalmar os bebês, já que o reservatório possui um centro de gravidade que garante a estabilidade, poupa água e consegue mantê-la em temperatura ideal por cerca de 20 minutos.

 

 

“Constatamos que, com o banho de ofurô, as crianças apresentam melhoras no padrão respiratório e cardíaco, adequação de postura e significativa tranquilidade”, informa a coordenadora da UTI neonatal do HMG, Lindacir Sampaio. Dentre os ganhos, Lindacir reforça o baixo custo do procedimento.

 

O HMG possui convênio com as secretarias de Saúde do Estado e Município para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que contam com mais de 20 especialidades médicas, além de atendimento ambulatorial e emergência obstétrica.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.