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05/06/14
Índice de Reclamações contra planos registra queda em seis meses
Segundo Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), operadoras de todos os portes – grande, médio e pequeno – apresentam queda no índice pelo sexto mês consecutivo
Dea Barbosa, do P&P Saúde Suplementar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou, nesta quarta-feira (04), que o Índice de Reclamações contra planos de saúde já registra queda há meio ano. O índice é calculado pela ANS com base nas queixas dos consumidores de planos de saúde. Operadoras de todos os portes – grande, médio e pequeno – apresentam queda no índice pelo sexto mês consecutivo.

O índice é um resultado da relação entre a média de queixas dos consumidores contra operadoras com registro ativo nos últimos seis meses e a média de beneficiários desta mesma operadora. A medição é mensal e favorece a transparência do setor, facilitando a escolha do consumidor, que precisa de informações claras na hora de eleger um plano de saúde.

De acordo com a ANS, a curva descendente comprova que as medidas mais rigorosas que ela vem adotando na fiscalização já podem ser sentidas pelos consumidores de planos de saúde. Desde 2012, a agência já suspendeu a comercialização de 868 planos de 113 operadoras que descumpriram prazos máximos para procedimentos (exames, consultas e cirurgias) ou por negativas indevidas de cobertura. Hoje, 161 planos de 36 operadoras estão em suspensão.

Também contribuíram para a queda do índice, segundo a ANS, a ampliação da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), que desde março passou a incluir reclamações não assistenciais, como quebra de contrato e reajustes indevidos. O beneficiário que não consegue atendimento adequado no contato com a operadora pode acionar a agência, que irá mediar o conflito. Já foi atingida a marca de 86,3% de resolubilidade na mediação, sem a necessidade de abertura de processos administrativos. 

A divulgação é feita no Espaço da Qualidade do portal da ANS.



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