home notícias Gestão
Voltar Voltar
25/10/11
Instituições investem em “certificações verdes”
Área de saúde adota cada vez mais soluções sustentáveis em busca de qualificações ambientais
Adalton dos Anjos

A implementação de praticas sustentáveis visando adquirir certificações verdes passou a ser adotada por hospitais clínicas e laboratórios, em alguns casos, desde o momento da concepção de um projeto arquitetônico. Casas de saúde como o Hospital Regional de Juiz de Fora, em Minas Gerais, começam a ser concebidos desde o projeto inicial visando à obtenção de certificações que qualificam suas ações de gestão ambiental.

 

Entre as diversas certificações verdes, duas têm se destacado nas instituições de saúde. A ISO 14.001, criada em 1996, normatiza o processo de operacionalização com foco na Gestão Ambiental. Já a certificação LEED Green Building (GBC), estabelece critérios nas áreas de eficiência energética, racionalização do uso de água, qualidade ambiental, inovação e tecnologias e o uso de materiais e recursos para avaliar o desempenho das construções.

 

Com previsão de inauguração para agosto de 2012, o Novo Hospital Regional de Juiz de Fora quer ser pioneiro no uso de tecnologia hospitalar com preservação ambiental e, por isso, suas obras seguem os requisitos para a obtenção do selo emitido pela GBC. “Esperamos ser exemplo de uma mudança de conceitos através de práticas de sustentabilidade”, explica o coordenador do projeto da nova casa de saúde e médico Cláudio Reiff. Eles recebem, periodicamente, a visita de auditores que acompanham o projeto desde a concepção até o funcionamento da unidade e atualizam a certificação.

 

Há um ano, o Grupo Fleury conquistou o nível ouro da certificação LEED da GBC. O gerente de sustentabilidade da companhia, Daniel Marques, comemora os ganhos em eficiência energética da unidade em Rocheverá-Morumbi, na cidade de São Paulo, inaugurada em 2008. “Esta unidade tem uma performance melhor em comparação a outras do grupo, no que diz respeito ao consumo de energia”, compara. Ele também conta que planeja espalhar os novos procedimentos aplicados na obra para mais laboratórios.

 

Outro hospital que tenta conquistar a certificação LEED, desde 2008, é o Sírio-Libanês, de São Paulo.  Ainda com o processo para obtenção do selo em andamento, seus gestores também já pensam em ampliar as ações para outras unidades. “Os demais prédios fundados ao longo dos 90 anos de existência do Hospital Sírio-Libanês estão sendo repensados pelos princípios e práticas do LEED”, esclarece Rodrigo Macedo, superintendente de Engenharia e Logística da instituição.

 

De acordo com a GBC Brasil, atualmente os custos de uma obra sustentável têm um acréscimo de 1 a 7%. No entanto, Daniel Marques informa que, há três anos, no Grupo Fleury, os gastos foram entre 10 a 12% maiores em comparação com outras unidades. “Antes, obras deste tipo eram mais caras por que não havia demanda de mercado, mas agora, observamos que os preços estão caindo ano a ano”, afirmou o gerente, sem expor valores.

 

O município de Juiz de Fora investiu cerca de R$ 44 milhões nas obras de implantação do Novo Hospital Regional. Entre as ações que estão sendo adotadas na construção da casa de saúde estão o tratamento de água reutilizável para reaproveitamento, aquecimento solar para a água, o tratamento de resíduos infectantes, entre outros.

 

Por parte dos pacientes, pouca diferença é notada com relação à certificação obtida junto à GBC. “Muito do que a gente coloca no hospital vai para os bastidores. A parte que os clientes conseguem enxergar são os móveis feitos com materiais de demolição e rápida absorção na natureza ou as paredes feitas de cascas de coco”, explica Daniel.

 

Em unidades hospitalares como o Sírio-Libanês os pacientes percebem as ações de sustentabilidade já que a instituição também é qualificada pela certificação em gestão ambiental. A ISO 14.001 faz com que hábitos como a reciclagem de resíduos, por exemplo, sejam reconhecidos.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.