home notícias Gestão
Voltar Voltar
15/07/16
Instituto Ética Saúde instala Conselho Consultivo
Diretora executiva, Claudia Scarpim: integrantes farão sugestões aos conselhos de Administração e Ética e difundirão as atividades do Instituto
Da redação

O presidente do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório, abriu o evento de instauração do Conselho Consultivo agradecendo ao presidente da ANAHP, Francisco Balestrin, por ter cedido a estrutura da Associação para realizar a reunião. Ele lembrou que o projeto começou a ser idealizado em 2013 e superou todas as dificuldades até ser lançado, no ano passado em cerimônia, em Brasília, com a presença de mais de 250 representantes dos ministérios da Saúde, Justiça, OAB, Ministério Público, agências reguladoras, Tribunal de Contas da União, parlamentares, entidades de classe e empresários do setor.
            
Libório ressaltou a importância da ampla presença dos mais variados representantes do segmento de saúde no Conselho Consultivo do Instituto. "É essencial que empresas das associadas presentes façam suas adesões ao Ética Saúde. Precisamos de novos integrantes para ampliar a nossa representatividade no mercado", esclareceu. 
            
A diretora executiva do Ética Saúde, Claudia Scarpim, ressaltou os princípios de integridade dos participantes do Acordo Setorial, gerando ambientes de concorrência justos e transparentes. "O Instituto busca reduzir os riscos de corrupção e suborno produzindo confiança no mercado e garantindo a segurança do paciente", afirmou. Claudia ainda apresentou a estrutura e governança do Instituto, os eixos de atuação do Ética Saúde, os convênios já firmados com órgãos governamentais e o engajamento com entidades representativas do setor.
            
A diretora executiva informou a regulamentação do Conselho Consultivo, que foi instaurado, e a composição e distribuição equilibrada de representantes das mais variadas atividades essenciais ao setor de saúde. "A função do Conselho Consultivo é orientar os conselhos de Administração e Ética e difundir as atividades do Instituto, definindo a própria forma governança", completou.  
            
Claudia salientou o fluxograma do Canal de Denúncias do Ética Saúde e respondeu perguntas sobre de que forma a sociedade pode participar e denunciar possíveis irregularidades do setor. "Os processos são confidenciais até que a sanção administrativa seja aplicada", informou. Os integrantes debateram bastante a importância da participação do Conselho Federal de Medicina no Conselho Consultivo do Ética Saúde.  
            
Fazem parte do Conselho Consultivo e estiveram presentes na reunião inaugural representantes das seguintes entidades: Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes – ABRAIDI, Instituto Ethos, Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde – ABIIS, Associação Brasileira de Auditores em Saúde – AUDIF, Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – ABIMED, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo - FEHOSP, Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP, Associação Brasileira da Indústria de Artigos, Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios – ABIMO e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI.
            
O presidente da ANAHP, Francisco Balestrin, falou de diversas iniciativas pontuais das entidades presentes no rumo da ética e ressaltou a relevância, neste momento, de todos estarem reunidos em um princípio comum. "Estarmos juntos é mais um sinal da nossa fortaleza", concluiu.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.