home notícias Gestão
Voltar Voltar
21/10/11
ISO 14.001: Vantagens, obstáculos e especificidades
Entrevista exclusiva com Guy Ladvocat, gerente de certificações de sistemas da ABNT
Adalton dos Anjos

O Portal Diagnósticoweb entrevistou o gerente de certificações de sistemas da ABNT, Guy Ladvocat, que explica os pontos positivos e recursos necessários para implementação da  certificação voltada para gestão ambiental, a ISO 14.001.

 

Portal Diagnósticoweb: Quais as vantagens de uma instituição ao obter a certificação uma certificação ISO 14.001?

 

Guy Ladvocat: Abertura de novos mercados nacionais e internacionais, pois os padrões atendem a especificações técnicas e requisitos internacionais, o que as tornam amplamente aceitas em diversos países; aumento da credibilidade da empresa frente ao mercado, pois ajuda a empresa a demonstrar ao cliente seu compromisso com o meio ambiente; melhora do processo produtivo e diminuindo as perdas com produtos e/ou serviços não conformes; aumento da competitividade/lucratividade. A certificação é também uma excelente estratégia de marketing no que diz respeito à questão da imagem organizacional.

 

Diagnósticoweb: Quais os principais obstáculos para as organizações no processo para obter a certificação?

 

Guy Ladvocat: Os principais obstáculos para as organizações no processo de obter certificação se encontram no tempo gasto para a implementação, recursos humanos e financeiros, mudança de cultura da empresa e monitoramento ambiental de acordo com a legislação pertinente. Algumas destas questões podem exigir investimentos que, além de não trazerem um retorno imediato, podem ser dificultadores do processo de implementação da norma para a obtenção da certificação.

 

Diagnósticoweb: Existe uma maior facilidade, dificuldade ou aspecto que diferencie uma organização na área de saúde das outras no processo de obtenção da ISO 14.001? 

 

Guy Ladvocat: A área de saúde tem suas peculiaridades devido aos resíduos que devem ter cuidados especiais. Os geradores de resíduos de saúde devem possuir o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de saúde), que deve incluir: a descrição das ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como os aspectos relativos à proteção à saúde pública e segurança ocupacional do pessoal envolvido nas etapas do gerenciamento de resíduos.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.