home notícias Gestão
Voltar Voltar
09/08/16
Itália e Argentina assinam acordo de 42 milhões de euros para área de Saúde
Documento foi assinado semana passada, em Buneos Aires, durante cerimônia no Ministério da Saúde, pela embaixadora italiana Teresa Castaldo e o ministro argentino Jorge Lemus
Agência Brasil

Os governos de Itália e Argentina assinaram um memorando de entendimento que prevê a reativação de um crédito de ajuda de 42 milhões de euros para o setor de Saúde argentino. O acordo foi assinado semana passada, em Buneos Aires, durante uma cerimônia no Ministério da Saúde, pela embaixadora italiana Teresa Castaldo e o ministro Jorge Lemus. Também participou do ato oficial a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Maureen Birmingham.

O projeto visa principalmente ao fortalecimento do serviço público de saúde da Argentina e aos setores mais necessitados da sociedade, explicou em comunicado a embaixada italiana em Buenos Aires.

"Houve uma grande perseverança neste acordo. Esta colaboração acontece em um momento importante para a Argentina, em que estamos fazendo muitas mudanças", disse Lemus.

Teresa Castaldo, por sua vez, destacou que o programa deve chegar às províncias mais necessitadas, com equipamentos que podem salvar vidas. "Realmente nos sentimos irmãos da Argentina. Existe uma grande influência italiana no país e laços em diversos setores", concluiu a embaixadora.

Após quase vinte anos sem um premier italiano visitar a Argentina, Matteo Renzi foi recebido em Buenos Aires pelo presidente Mauricio Macri em fevereiro, na tentativa de reaproximação entre as duas nações. Argentina e Itália têm uma forte ligação, principalmente por conta da grande comunidade de italianos no país. A relação bilateral, no entanto, sofreu com os anos de kirchnerismo, quando a nação sul-americana se afastou de União Europeia (UE) e Estados Unidos, algo que Macri tenta reverter.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.