home notícias Gestão
Voltar Voltar
19/12/13
Japão vai processar laboratório Norvatis por manipulação de dados
Filial japonesa da farmacêutica suíça é suspeita de manipulação informações para exagerar a eficácia de um medicamento utilizado no tratamento de hipertensão
Da redação

A filial japonesa da Novartis será processada pelo Ministério da Saúde japonês por manipulação de dados genéticos, segundo informações publicadas nesta quarta-feira (18) por um jornal do jornal Yomiuri Shimbun. As informações são da AFP. 

A sociedade Novartis Pharma passou a ser investigada após duas universidades revelaram, meses atrás, que suspeitavam da manipulação da informações com a finalidade de exagerar a eficácia do medicamento Diovan (ou Valsartan), utilizado no tratamento de hipertensão.

Um funcionário da Norvatis, que deixou a empresa em seguida, participou de uma pesquisa universitária sobre o medicamento, omitindo sua condição e manipulando as estatísticas. O incidente foi considerado "muito lamentável" pelo ministro da Saúde, Norihisa Tamura.

segundo a publicação do país asiático, o ministério decidiu processar a filial japonesa do laboratório e várias pessoas envolvidas no caso. De acordo com uma autoridade do ministério, apresentar uma ação constitui apenas "uma opção". No entanto, destacou que "nada foi decidido por enquanto".

Segundo a lei japonesa, quem for considerado culpado de exagerar as virtudes de um medicamento pode ser condenado a uma pena de dois anos de prisão e a uma multa de 2 milhões de ienes (14.000 euros).



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.