home notícias Gestão
Voltar Voltar
22/07/15
Jarbas Barbosa da Silva é nomeado presidente da Anvisa
Barbosa, que era secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, terá mandato no cargo de três anos
Da redação

A presidente Dilma Rousseff nomeou o médico sanitarista Jarbas Barbosa da Silva Júnior para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme decreto publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (21). Barbosa, que foi secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, tomou posse na tarde da segunda-feira e terá mandato no cargo de três anos.Com informações da Anvisa.

Antes do ministério da Saúde, Barbosa, que é pernambucano, foi secretário de Vigilância em Saúde do mesmo ministério, função para a qual retornou em 2011. Ele já havia comandado esta pasta no período de 2003 a 2007.

Jarbas Barbosa é doutor em Saúde Coletiva e mestre em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em Saúde Pública e em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (Ensp/Fiocruz).

Nos bastidores, sabe-se que o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, travavam uma disputa pelo comando da agência. Barbosa teve a indicação aprovada pelo Senado no início do mês. Já Mendes é da diretoria de coordenação e articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, na Anvisa, e teve sua indicação aprovada pelo Senado na mesma data. 

Chioro defendia Barbosa para a presidência da Anvisa, enquanto Renan reivindicava que Fernando Mendes ocupasse o cargo.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.