home notícias Gestão
Voltar Voltar
06/09/13
Mais de 40% dos resíduos de saúde têm descarte inadequados
Das 244 mil toneladas de lixo, 21,7% foram para aterros sanitários e 13,5% para lixões
Da Redação

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) divulgou a nova edição do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, em que aponta que mais de 40% dos resíduos de saúde têm descarte irregular. O país produziu em 2012 mais de 244 mil toneladas de lixo deste tipo, segundo o estudo.

Para o diretor executivo da Abrelpe, Carlos Silva Filho, é preciso que os órgãos competentes atuem na fiscalização do descarte irregular de resíduos de saúde. Nos grandes centros urbanos, a situação é ainda pior por conta do  volume de lixo gerado pelas instituições. “A quantidade de estabelecimentos de assistência à saúde triplicou no estado de São Paulo, entre 2005 e 2012, e que passou de 21.512 unidades para mais de 60 mil unidades”, afirmou.

Em 2012, 37,4%  dos resíduos seguiram para incineração; 21,7% foram enviados a aterros sanitários; 13,3% foram parar em lixões; 16,6% foram tratados em autoclaves e 5,2%, em micro-ondas; e 5,8% acabaram dispostos em valas sépticas.

O diretor da Abrelpe disse que falta comprometimento das unidades de saúde que não se preparam para o descarte adequado dos resíduos ou não contrataram empresas adequadas para o serviço. 

Regras - A Anvisa regulamentou a questão dos descartes de resíduos sólidos em empresas de saúde na RDC 306 desde 2004. Todo o gerador é obrigado a elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Ele deve obedecer as regras da regulamentação.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.