home notícias Gestão
Voltar Voltar
10/02/14
Mais Médicos: programa registra novo abandono de médico cubano
Ortelio Jaime Guerra abandonou há uma semana a cidade paulista de Pariquera-Açu. Segundo mensagem postada em rede social, ele informa que está nos Estados Unidos
Da redação

Um novo caso e deserção foi regisgtrado no programa Mais Médicos. O cubano Ortelio Jaime Guerra abandonou, há cerca de uma semana, o posto de trabalho na cidade paulista de Pariquera-Açu, onde prestava atendimento. As informações são do Estado de S. Paulo.

O médico informou, através de uma mensagem postada no facebook, nesta segunda-feira (10), que estaria nos Estados Unidos e não comunicou a partida por "questões de segurança".

Willian Rodrigo Virgínio de Souza, secretário de Saúde de Pariquera-Açu, confirmou a saída do médico, mas não entrou em detalhes com relação à data. Segundo o Ministério da Saúde, que não detalhou as condições em que Ortelio saiu do programa, nem revelou seu paradeiro, Ortelio era intercambista.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que já foram registradas outras desistências de cubanos do Mais Médicos, mas todos teriam retornado para o país deorigem. 

Em sua mensagem de despedida na rede social, Ortelio, que ingressou no programa em dezembro de 2013, agradeceu às pessoas próximas com quem trabalhou e pediu desculpas pelo mau uso do português. Porém, o texto foi apagado.

Este é o segundo caso de deserção de médicos cubanos do programa Mais Médicos em menos de uma semana. Na última terça-feira passada (04), Ramona Matos Rodrigues pediu abrigo na liderança do DEM após fugir da cidade de Pacajá, no Pará, onde prestava assistência à população. 

Segundo Ramona, a decisão foi tomada após ela obter conhecimento de que o Ministério da Saúde repassa mensalmente para os médicos que atuam no programa o equivalente a R$ 10 mil. Recrutada por meio de um convênio firmado entre Organização Pan-Americana (Opas) e Cuba, ela afirmou receber apenas o equivalente a US$ 400.

Leia mais:
>> Mais Médicos: cubana abandona programa e se refugia no Congresso



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.