home notícias Gestão
Voltar Voltar
23/07/12
Mater Dei (BH) é recertificado em três normas com destaque para Controle de Infecção
Verificação de requisitos e normas avaliou a melhoria dos processos da instituição com o objetivo de alcançar a satisfação do cliente
Da Redação

Em junho, o Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte, foi recertificado em três normas acreditadoras. Durante quatro dias, uma equipe de 10 auditores externos avaliou vários processos assistenciais e administrativos e atestou que o Hospital Mater Dei realiza atendimento médico-hospitalar com qualidade assistencial e segurança. As certificações se referem às normas ISO 9001:2008 (International Organization Standardization), ONA Nível 3 – (Organização Nacional de Acreditação) e NIAHO (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations). 

A acreditação é um processo voluntário, realizado por empresa externa reconhecida pelo Estado por meio do Instituto Nacional de Pesos e Medidas – INPM, de verificação de requisitos e normas que avaliam a melhoria constante dos processos da instituição com o objetivo de alcançar a satisfação do cliente. “A certificação nas três normas atesta que o Mater Dei é um hospital que trabalha dentro de padrões de qualidade de excelência, reconhecidos internacionalmente”, explica Sandro Rodrigues Chaves, diretor técnico do Hospital Mater Dei.

Segundo a gerente de padronização e garantia da qualidade do Mater Dei, Marília Corrêa, as organizações acreditadas prestam uma assistência de qualidade e eficiência aos clientes, uma vez que demonstram evidências objetivas que se encontram em conformidade com determinados padrões e, com isso, torna-se menos provável a ocorrência de erros e situações de insegurança. “Para os colaboradores da instituição certificada, o incentivo à capacitação permanente os torna ainda mais qualificados, garantindo melhor atendimento”, acrescenta Marília.

O resultado positivo das auditorias foi resposta a um trabalho desenvolvido diariamente por todos os setores do Hospital. “O envolvimento de todos os colaboradores, gestores e corpo clínico com a gestão da qualidade já faz parte do dia a dia da cultura Mater Dei”, ressalta Marília. Durante a auditoria, os auditores ressaltaram alguns trabalhos realizados pelo Mater Dei que se destacaram. O Planejamento para atendimento em caso de Catástrofe, todo o trabalho relacionado ao Controle de Infecção Hospitalar e o Investimento em Tecnologia da Informação para o Controle dos Processos de Qualidade foram alguns dos pontos citados. “Chamou a atenção dos auditores a grande interação do Serviço Epidemiológico de Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) do Mater Dei com os setores assistenciais e de apoio, bem como a efetividade de programas relevantes para prevenção de infecção, destacando-se a prevenção de infecção associada a cateter, a antibioticoprofilaxia cirúrgica e o protocolo de adesão à higienização das mãos pelos profissionais de saúde”, afirma Coordenadora do SECIH, Silvana de Barros Ricardo.

Um grupo de melhorias diretamente relacionado à satisfação do cliente foi apontado como positivo: a redução do número de queixas no serviço de Apoio ao Cliente (SAC), o Programa de Marketing de Relacionamento (que busca o melhor atendimento aos clientes no Hospital), o monitoramento de queixas via mídias sociais e a implantação de painel eletrônico no Pronto-socorro que permite ao usuário acompanhar o tempo de espera no atendimento estão entre elas.

Como funciona a auditoria - A auditoria tem como objetivo avaliar a efetividade dos processos em conformidade com os padrões das normas, bem como as condições de segurança das áreas onde ocorrem os atendimentos aos pacientes. “Para essa verificação, foi utilizada a Metodologia Traçadora—Tracer, que é utilizada pela DNV para avaliar todo o cuidado prestado ao paciente, individualmente, desde a chegada do paciente ao Hospital até o momento da alta” explica Marília.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.