home notícias Gestão
Voltar Voltar
27/08/12
Mater Dei é o primeiro Hospital mineiro a ter residência em radioterapia
Após ser credenciado pelo Ministério da Educação, instituição auxiliará na formação de especialistas que tratam o câncer
Da Redação

O Hospital Mater Dei é a primeira instituição de saúde de Minas Gerais a ser credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para realizar residência médica em Radioterapia. A falta de mão de obra capacitada e equipamentos adequados para o tratamento radioterápico alertam para a importância da formação de especialistas em centros com tecnologia de ponta e profissionais capacitados, como a estrutura oferecida pelo Mater Dei.

O Hospital passou por rigorosa avaliação da Comissão de Residência Médica (COREME) e, no dia 17 de agosto, foi credenciado pelo MEC a realizar a residência na especialidade. Segundo o coordenador do serviço de Radioterapia do Mater Dei, Ernane Bronzatt, aspectos como instalações, equipamentos disponíveis, equipe de profissionais e a estrutura do hospital foram analisados. Na opinião do coordenador, a existência da residência em física médica há quatro anos no Mater Dei, também foi um fator que favoreceu o credenciamento. 

“Para se ter um excelente serviço de Radioterapia é essencial ter tecnologia de ponta e, por isso, a capacitação do residente nos equipamentos modernos é tão importante. No Mater Dei, nós dispomos desses recursos e de equipes de especialistas que atuam de forma coesa, buscando sempre o tratamento mais adequado para cada paciente”, afirma Ernane. 

A partir de março de 2013, o hospital receberá o primeiro residente em radioterapia do Estado, a realizar residência nessa especialidade com a chancela do MEC. O edital do processo seletivo unificado de residências credenciadas pelo MEC será publicado ainda este ano. O Mater Dei oferecerá, a cada processo de seleção, uma vaga para residência em radioterapia.

Urgência - Além disso, são vários os motivos que alertam sobre a importância da radioterapia para a população, como: o câncer que se torna uma doença com perspectiva de crescimento em todo o mundo; o Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê mais 520 mil casos de câncer no Brasil, este ano; a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60 % dos pacientes com câncer vão precisar de radioterapia no transcorrer de sua doença; e, conforme dados da Sociedade Brasileira de Radioterapia, há apenas 18 instituições de saúde com residência em radioterapia credenciada pelo MEC, em sete estados brasileiros.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.