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13/01/12
Medir o desempenho do negócio potencializa o crescimento
Diagnóstico das vendas e ações de marketing é importante para desenvolvimento de pequenas empresas
Da redação

Especialistas em finanças ensinam quais métodos são importantes para manter o negócio mais organizado e potencializar o crescimento. Campanhas de marketing, análise do capital de giro, custos da mercadoria e dos riscos financeiros são alguns exemplos de ações que podem ser tomadas para medir o desempenho da empresa. As informações são do Portal Exame.

 

“É preciso diagnosticar no momento da venda se o cliente veio até a loja por causa da campanha de marketing”, sugere sócio-fundador da Práxis Education, Maurício Galhardo. Medir se as estratégias de marketing estão sendo eficientes para atrair novos clientes é importante para saber se as vendas decorrentes da campanha estão valendo o investimento.

 

Para o professor de finanças da ESPM, Adriano Gomes, outro ponto importante para o empreendedor é saber qual o capital de giro. “Não é o dinheiro no caixa, nem o que está faltando. É o volume de recursos para financiar a operação”, conta o professor da ESPM.

 

A análise da lucratividade revelará se o dinheiro está ficando no caixa. Os principais fatores que derrubam a lucratividade são vendas fracas, gastos descontrolados e inadimplência alta.

 

“Um custo de mercadoria vendida muito alta pode ser sinal de que é hora de negociar melhor com os fornecedores”, conta Galhardo. A avaliação do custo da mercadoria vendida é importante ainda para investigar se a lucratividade também não está sendo atingida. Este controle também deve ser feito através do controle dos preços dos concorrentes.

 

A utilização de consultores externos para avaliação dos riscos financeiros é indicado pelos especialistas como uma forma de obter informações com imparcialidade. “A opinião de pessoas que conhecem o tema – externas e independentes – é melhor”, explica o professor.

 

Outro indicador para medir o desempenho da empresa é o nível de turnover. Quanto maior o nível de rotatividade, maior o desperdício com treinamentos para funcionários que não darão retorno aos funcionários. Os motivos para mudanças constantes no quadro de funcionários podem estar relacionadas aos salários do mercado. “Pode ser um sinal de que a concorrência contrata melhor também”, diz Galhardo.

 

Por fim, o clima organizacional também pode ser um bom aliado se houver um estímulo em ouvir o funcionário reclamar, sugerir ou opinar. “Crie um canal entre quem coordena e quem trabalha”, conta Praxis. Para o professor, um almoço, café da manhã ou caixa de sugestões pode ajudar identificar o nível de satisfação dos funcionários.



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