home notícias Gestão
Voltar Voltar
29/11/11
Memorial São José (PE) aposta na cultura da qualidade
Nos últimos quatro anos, instituição investe em rotina assistencial com base em protocolos da JCI e padrões de gestão da Anahp e INDG
Raissa Ebrahim, do Recife

Seguindo a tendência do Grupo Fernandes Vieira – que já iniciou o processo de acreditação no Hospital Santa Joana – o Hospital Memorial São José (HMSJ), localizado no bairro do Derby (área central do Recife), está investindo alto no processo de implantação da cultura da qualidade e segurança do paciente. “As pessoas estão usando o termo ‘certificação’, mas o mais importante é inserir uma cultura de qualidade e segurança. A acreditação virá como consequencia. Este talvez seja o charme que estamos dando ao hospital”, defende Sylvia Lemos Hinrichsen, médica infectologista e responsável pelo programa.

 

Apesar da discordância na adoção de rótulos, sabe-se que o processo culminará na certificação da instituição junto à Joint Commission International (JCI). A rotina assistencial do HMSJ tem base em evidências científicas, protocolos clínicos gerenciados na biblioteca da JCI, bem como em pacotes de medidas (bundles) de segurança do Institute for Healthcare Improvement (IHI). A governança clínica é sustentada por conceitos de gestão segundo padrões da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e a gestão empresarial segue métodos e técnicas do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG).

 

Sylvia explica que, dentre os principais resultados já obtidos está a criação do processo de gestão de riscos (clínicos e não clínicos) em que praticamente todas as áreas foram definidas como fontes de notificação de riscos: colaboradores, lideranças, alertas do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), comissão de controle de infecções hospitalares, setores de gestão ambiental, saúde ocupacional e riscos clínicos assistenciais, além de comissão de revisão de óbitos/prontuário e farmácia. 

 

Segundo ela, também passaram a ser considerados como itens de segurança, seguindo padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tipo de evento, de desfecho, as características clínicas do paciente e do evento notificado, os desfechos ocorridos, a detecção dos riscos, os fatores de mitigação e as ações de melhorias.

 

“Hoje o hospital dispõe de um processo de monitoramento da qualidade desenhado segundo o risco sanitário hospitalar, os riscos da saúde ocupacional e segurança ambiental e aqueles advindos do cuidado ao paciente”, diz Hinrichsen. Ela comenta ainda que foi através desse método que  se conseguiu sistematizar um processo educativo permanente para todas as equipes multidisciplinares, focado nos riscos à saúde, advindos de  erros e eventos adversos segundo legislações e padrões de qualidade.

 

“Estamos, sim, num processo junto a JCI, mas o que queremos enfatizar para o corpo clínico não é a certificação pura e simples”, complementa, lembrando que “o maior investimento não é o financeiro, mas o foco nas pessoas, que vem sendo dado também através de capacitação de pessoal e treinamento.

 

Em um complexo de seis prédios, o Memorial São José oferece atendimento em praticamente todas as especialidades: angiologia, cardiologia, cirurgias bariátricas e de cabeça e pescoço, distúrbios do sono, radiologia intervencionista, pneumonia, trauma, nutrição, neurologia, pediatra, obstetrícia, para citar apenas algumas. Além de serviços de urgência, emergência e diagnóstico.  

 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.