home notícias Gestão
Voltar Voltar
28/10/11
Ministério da Saúde apresenta índice de avaliação do SUS
Ferramenta terá cerca de 30 indicadores de acesso e de qualidade
Da redação

O Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (IDSUS), ferramenta que avaliará o desempenho do sistema nos níveis municipal, estadual e federal, foi apresentado nesta quinta-feira (27) pelo Ministério da Saúde à Comissão Intergestora Tripartite (CIT). O novo método de avaliação tem por objetivo dar mais transparência à qualidade dos serviços e ações prestados pelo SUS. Formada por 18 membros indicados pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), a CIT fará a apreciação do índice proposto, com estimativa para a divulgação dos primeiros resultados ainda em dezembro deste ano.

 

Aproximadamente 30 indicadores de acesso e de qualidade farão parte do IDSUS, com o intuito de avaliar os diferentes níveis de atenção (Básica, Especializada Ambulatorial e Hospitalar e de Urgência). Desta forma, serão consideradas a concentração das consultas e procedimentos ambulatoriais e hospitalares, além da média anual de internações, número de exames realizados, incidência de doenças, taxa de mortalidade, dentre outros aspectos.

 

“Para cada indicador será calculado uma nota simples, de 1 a 10. Das notas obtidas para cada indicador sairão novas duas notas, uma de ‘acesso’ e outra de ‘qualidade’ para cada nível de atenção. Por fim, as notas dos níveis de atenção formam o Índice de Desempenho do SUS”, explica o diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso Oliveira.

O método de avaliação proposto foi baseado no Projeto Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde Brasileiro (Pro-ADESS) do ICICT-Fiocruz e em experiências nacionais, como o Pacto pela Saúde, com contribuições de usuários, profissionais e acadêmicos. Os resultados da avaliação serão divulgados para o SUS municipal, estadual e federal, além da nota de desempenho das regiões de saúde. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.