home notícias Gestão
Voltar Voltar
10/06/14
Ministro da Saúde apresenta ações e programas para o SUS
Arthur Chioro participou de audiência na Comissão de Seguridade Social e Família e discutiu prioridades e desafios para o setor
Agência Saúde

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou, na última quarta-feira (04), de uma audiência na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Na ocasião, o Ministro da Saúde apresentou as diretrizes e programas prioritários do governo e falou sobre os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são da Agência Saúde.

Um dos temas de destaque na apresentação foi o Programa Mais Médicos. Chioro divulgou dados atualizados ligados aos impactos do programa, que já conta com mais de 14 mil profissionais e tem a proposta de ampliar a assistência em saúde para 49 milhões de brasileiros. Para o ministro, o Mais Médicos promoveu um aumento de 34% no número de consultas e reduziu em 20,8% os encaminhamentos de pacientes a hospitais. 

"São casos que agora são resolvidos na Atenção Básica”, afirmou Chioro, destacando que, em abril, o programa atingiu a meta para provimento de médicos. com a chegada de 13 mil médicos, cumprindo a meta estabelecida pelo governo segundo demanda apontada pelos municípios. 

Ainda segundo o ministro da Saúde, os investimentos na Atenção Básica, que tiveram um aumento expressivo nos últimos anos, resultaram em um crescimento na cobertura da Estratégia Saúde da Família, que atualmente atinge quase 60% da população. Chioro declarou que o fortalecimento da Atenção Básica é uma das prioridades do Ministério. "A previsão de investimentos na área, para 2014, é de R$ 20 bilhões, o que representa um crescimento de 105% em relação ao que foi aplicado em 2010”, completou.

O ministro também apresentou as ações do governo para combater o crescimento de casos de aids entre jovens. “Estamos fazendo ações continuadas de prevenção e diagnóstico, como testes rápidos, campanhas do Fique Sabendo e promovendo ações de conscientização nas escolas”, disse. Em seguida, ele destacou que o SUS tem se qualificado cada vez mais em diagnosticar, tratar e prevenir contra o HIV.

Temas como obesidade, violência no trânsito e envelhecimento da população, considerados preocupantes pelo ministro, foram apontados como desafios. “A violência no trânsito nos preocupa. Somos o quinto país no ranking das mortes de trânsito”, disse. “O envelhecimento da população também inspira cuidados. Vamos atingir, em 2030, a população que é prevista para 2038”, alertou.

As informações são da Agência Saúde.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.