home notícias Gestão
Voltar Voltar
10/04/17
Ministro da Saúde apresenta avanços e desafios do SUS em Harvard, nos EUA
Exposição fez parte do Brazil Conference, que reúne diversas personalidades brasileiras. Ministro se reúne nesta segunda com diretores da OPAS, em Washington
Agência Saúde

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, realizou no último sábado (8) uma apresentação sobre o sistema de saúde brasileiro, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A exposição teve como tema “Abordagem do panorama da saúde e do sistema de saúde no Brasil: avanços, desafios, ameaças e prioridades na agenda de governo”, e fez parte do evento Brazil Conference, promovido por Harvard e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) nos dias 07 e 08 de abril.

Com objetivo de reunir diversos setores da sociedade brasileira e promover o diálogo entre eles, a conferência contará com a presença de pesquisadores, gestores, líderes políticos, ativistas e artistas brasileiros.

O painel de saúde, liderado pelo ministro Ricardo Barros, foi realizado na Business Harvard School, com moderação de Adriano Massuda, pesquisador em Harvard e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. O painel contou também com a presença de três debatedores, Claúdio Lottenberg, presidente do United Health Group Brazil; Marcia Castro, professora da Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health); e Arnaldo Junior, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Após o painel da Brazil Conference, o ministro seguiu para Washington, onde se reúne nesta segunda-feira (10) com diretores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O objetivo do encontro é discutir assuntos de interesse comum e cooperações vigentes entre Ministério da Saúde e a entidade.

BRAZIL CONFERENCE – O evento visa criar um ambiente acadêmico e político neutro para discutir questões relevantes, bem como reunir pessoas de diferentes áreas a fim de debater e capacitar ações transformadoras. Organizado por estudantes brasileiros de Harvard, o evento já está em sua 3ª edição.

A programação da conferência está dividida em quatro pilares: “foundations” (fundações), que discute os problemas estruturais do país e potenciais soluções para a crise institucional e política; “people” (pessoas), que foca em estratégias para construir um país mais equânime por meio de saúde pública, seguridade social e educação; “globe” (globo), que aborda o papel do Brasil em uma perspectiva global; e “imagination” (imaginação), que discute como inovações em administração pública e privada podem mudar o futuro do Brasil.

O evento conta também com a participação dos embaixadores do Ambassadors Program (Harvard/MIT), cinco estudantes de destaque de universidades brasileiras que deverão continuar o debate das questões abordadas em seus ambientes acadêmicos. Também serão anunciados os vencedores do HackBrazil (Harvard/MIT), competição com foco na criação de soluções tecnológicas aos maiores desafios do Brasil. Mais de 350 times se inscreveram, e os vencedores receberão tutoria das duas universidades para desenvolver seus projetos.

Na sexta-feira (07), o ministro Ricardo Barros fez uma visita a Harvard School of Public Health, para conhecer as instalações da universidade voltadas ao ensino da saúde pública.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.