home notícias Gestão
Voltar Voltar
25/08/14
Morre presidente de honra da Beneficência Portuguesa (SP)
Antônio Ermírio de Moraes, que esteve à frente da Instituição por mais de 30 anos, faleceu em decorrência de uma insuficiência cardíaca
Da redação

Morreu na noite deste domingo (24) o empresário Antônio Ermírio de Moraes, de 86 anos, presidente de honra do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O executivo, que faleceu em decorrência de uma insuficiência cardíaca, esteve à frente da instituição por mais de 30 anos. Ele está sendo velado desde a manhã desta segunda-feira na Beneficência Portuguesa e o sepultamento está previsto para o final do dia, no Cemitério do Morumbi.

Em nota, o Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo comentou a morte de Antônio Ermínio de Moraes e prestou condolências a família do empresário, que deixou a esposa e mais nove filhos. "Perdemos um grande líder e um grande empresário, alguém dedicado à família, à sociedade e que prezava pelo investimento e apoio às ações na área de saúde", informou a nota.

O presidente do conselho deliberativo da Beneficência Portuguesa, Fernando Ramalho Leite da Silva, também lamentou a morte do colega. "Para ter uma lembrança do Dr. Antônio, devo citar uma frase que uma vez ele disse: “O empresário que não acredita no Brasil deve comprar passagem só de ida”, disse em entrevista ao R7. 

O perfil benfeitor de Antonio Ermírio foi ressaltado por todos que homenagearam o executivo. "Ao mesmo tempo ele conseguiu ser um grande empresário e um grande benfeitor da população", disse em entrevista ao G1, o ex-ministro do Desenvolvimento, Luiz Furlan. "Veja o entusiasmo de uma pessoa que, além de ter todas aquelas indústrias, que ocupavam o tempo, dedica-se ao próximo, à Beneficência.  Foi a Beneficência Portuguesa, foi a Cruz Vermelha, foi o Hospital do Câncer. Precisávamos de muitos brasileiros assim. Que fique o exemplo dele", afirmou Silva.

O diretor geral do CMB, José Luiz Spigolon, também emitiu nota sobre o falecimento de Antonio Ermírio. “Ele levou para a gestão da entidade os conceitos modernos de sua empresa e investiu muitos recursos pessoais para o Hospital, que hoje é um dos melhores de SP e do Brasil. Certamente isso se deve ao apoio que ele deu”, informou.

Carreira - Antônio Ermírio nasceu em 1928 e formou-se em engenharia metalúrgica pela Colorado School of Mines (EUA). Ele começou a trabalhar no Grupo Votorantim, criado pelo seu pai, José Ermírio de Moraes, em 1949. Durante sua carreira, ajudou a destacar a empresa na produção de cimento, extração de alumínio, agronegócio e finanças.

O empresário também escreveu três peças de teatro e diversos livros. Ele ocupava uma cadeira na Academia Paulista de Letras. No campo político, Antonio Ermírio foi candidato ao governo de São Paulo, pelo PTB, e perdeu para Orestes Quércia (PMDB).

O empresário, que apareceu entre os 100 maiores bilionários do mundo em 2013, no ranking da Forbes, com uma fortuna de US$12,7 bilhões, trabalhava 12 horas por dia. Mas, em entrevista à rádio CBN, admitiu que também dedicava tempo ao lazer. “Na vida, o meio termo é o correto, nem tanto ao mar,  nem tanto à terra. Eu acho que é preciso trabalhar, mas não se descuidar do lazer, para você, para sua família, para sua saúde inclusive”, disse.

Em 2013, o sociólogo José Pastore escreveu a biografia do empresário, intitulada "Antônio Ermírio de Moraes: Memórias de um Diário Confidencial". Em nota, o escritor também comentou a morte do empresário: "No campo pessoal, a marca de Antônio Ermírio foi a simplicidade, sempre acompanhada de humildade e generosidade. Como empresário ele tinha como meta investir continuamente para gerar empregos de boa qualidade. [...] Como investidor ele pregava ser de responsabilidade dos empresários não apenas produzir e pagar impostos, mas também, ajudar o próximo. E para tanto, ele deu o exemplo ao longo dos seus 60 anos de trabalho".



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.