home notícias Gestão
Voltar Voltar
04/11/11
Instituto Biocor consolida certificação internacional NIAHO
DNV, empresa que certifica as instituições, planeja ampliar número de hospitais brasileiros normatizados
Adalton dos Anjos

Com uma previsão de crescimento de 35% nos próximos cinco anos, o setor de turismo médico brasileiro se profissionaliza para atrair mais pacientes. Para atender essa fatia de mercado, as instituições de saúde buscam através de certificações internacionais a normatização dos seus procedimentos. Dois anos depois de conquistar a certificação NIAHO (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations), concedida pela DNV, empresa de gestão de riscos presente em mais de 100 países, o Instituto Biocor, de Minas Gerais, comemora as vantagens da qualificação.

 

De acordo com o coordenador de saúde da DNV, Luis Carlos Marzano, a norma de reconhecimento internacional atende, principalmente, a demanda de turismo médico e acaba complementando a gestão da qualidade dos hospitais já acreditados em nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Atualmente, 97 instituições da área de saúde são acreditadas em nível de excelência pelo órgão.

 

 “O conhecimento e aplicação dos conceitos da acreditação trouxeram benefícios para o atendimento assistencial fortalecendo a gestão com foco na segurança das pessoas, colaboradores e corpo clínico”, afirma o diretor geral do Instituto Biocor, Mário Vrandecic. Ele ainda explica que diversos controles do ambiente físico como a gestão da segurança patrimonial, de equipamentos, além da prevenção de incêndios e catástrofes naturais foram aprimorados.

 

Um dos requisitos para a norma NIAHO é a obtenção do nível 3 da Acreditação expedida pela ONA. Para Marzano, no Brasil o compromisso acaba tornando mais longo o processo de qualificação dos hospitais e o número de instituições com potencial de receber o selo também é reduzido. “A limitação no crescimento do número de hospitais certificados não é um problema, estamos preocupados em levar para aqueles que têm uma estrutura, os nossos requisitos de conformidade com as expectativas da demanda internacional”, pondera o coordenador.

 

O diretor técnico do Hospital Mater Dei, também em Minas Gerais, pontua a questão da adaptabilidade das regras internacionais para o cenário brasileiro. “Foi preciso traduzir a visão aprofundada de segurança e gestão de risco da norma, principalmente no que diz respeito à legislação americana com outros significados”, revelou. O Hospital recebeu o selo em 2008.

 

Para Vrandecic, a experiência obtida nos processos para implantação de outras normas como a ISO 9001, ISO 14.001 e OHSAS 18.001 - para a gestão da qualidade, ambiental e de segurança e saúde ocupacional, respectivamente - auxiliaram em todo o processo, que resultou na certificação em agosto de 2009.

 

Os gestores dos hospitais não revelam o valor do investimento reservado para a obtenção da NIAHO, mas Marzano explica quais as variáveis que interferem no valor final. “Não há uma regra. Depende da complexidade da organização, do número de médicos, colaboradores, leitos, terceirizados internos e externos, número de especialidades entre outros”, conta.

 

Atualmente, 250 instituições nos Estados Unidos, país de origem da norma, duas na República Tcheca, duas na Índia e uma na China já possuem a certificação em gestão de riscos. No Brasil, o Instituto Biocor, o Hospital Mater Dei, além do Hospital Dia e maternidade Unimed, todos em Minas Gerais, também são acreditados. O coordenador de saúde da DNV revela que outras casas de saúde no Brasil estão em negociação para iniciarem o processo de normatização. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.