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14/01/14
Número de reclamações contra planos de saúde cresceu31% em 2013
No ano anterior foram recebidas 102.232 queixas de clientes, enquanto em 2012 haviam sido 78.061. Reclamação mais frequente foi em relação à cobertura dos planos
Dea Barbosa, do P&P Saúde Suplementar

Cresceu para 102.232 o número de reclamações feitas por consumidores de planos de saúde durante o ano de 2013. Os dados foram divulgados na sexta-feira (10) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e correspondem a um aumento de 31% frente às 78.061 queixas registradas no ano anterior.

Segundo a ANS, em 2013 também aumentou o número de reclamações resolvidas através de mediação feita pela própria agência entre consumidores e operadoras, dispensando processos judiciais. O índice saltou de 78% dos casos, em 2012, para 82,6% no ano passado. 

"A ANS vem se projetando como o principal canal de recebimento de demandas de beneficiários de planos", afirmou a agência, em comunicado. "Como órgão regulador da saúde suplementar, a ANS atua para que haja equilíbrio no setor e está cada vez mais empenhada em garantir que os beneficiários tenham o atendimento que foi contratado", acrescentou.

Lideram as reclamações problemas com cobertura dos planos (74.061 queixas, alta de 23,5%), com contratos (20.310) e mensalidades e reajustes (4.952). A ANS explica o aumento pela ampliação da capacidade de atendimento do Disque ANS, serviço que recebe ligações gratuitas de consumidores insatisfeitos. "De cada 5 reclamações recebidas, 4 foram resolvidas por mediação de conflitos", destacou a ANS.

ANS AMPLIA PRAZO DE RESPOSTA A QUEIXAS NÃO OPERACIONAIS

A partir do dia 19 de março, as operadoras de planos de saúde terão um prazo de até 10 dias úteis para responder às reclamações sobre questões não assistenciais, como reajuste indevido e quebra de contrato. As informações são do Estado de S. Paulo. 

Atualmente, a ANS determina que sejam respondidos em até 5 dias úteis apenas temas assistenciais, como negativa de cobertura. 



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