home notícias Gestão
Voltar Voltar
23/07/12
ONA concede primeiros selos de qualificação para prestadores de serviços de saúde
Para obter o selo, serviços devem atender requisitos de elegibilidade e outras licenças pertinentes à natureza das atividades
Da Redação

"A busca de fornecedores para a saúde que respeitem padrões de qualidade sempre foi complicada e em geral exige visitas aos prestadores de serviços de diferentes áreas para ter o mínimo de garantia do que se está contratando". A observação é do presidente da ONA - Organização Nacional de Acreditação, Luiz Plinio Moraes de Toledo, para explicar o que motivou a organização a criar o Selo de Qualificação. 

Toledo completa que o levantamento também gera a necessidade de contratação de técnicos especializados apenas para atestar a escolha feita. Por outro lado, os serviços recebem várias demandas de empresas do segmento de saúde, com visões e necessidades diferentes - todos querendo suas solicitações atendidas.

"Entendo que a ONA procura dar uma resposta a seus clientes e o Selo de Qualificação veio atender aos dois lados desse mercado, pois ajuda o prestador a definir seus padrões e dá opção de qualidade e segurança aos serviços de saúde, em especial os hospitais", completa.

O primeiro serviço de manipulação a receber o Selo de Qualificação ONA foi a Phyton Fórmulas Magistrais e Oficinas. A responsável pela Qualidade da empresa, Ubiara Canguçu Marfinati, explica que o processo aconteceu simultaneamente nas duas unidades que a empresa mantém - em São Paulo e Porto Alegre - e foram conduzidos por uma mesma IAC - Instituição Acreditadora Credenciada.

A Phyton Fórmulas Magistrais e Oficinas começou suas atividades no início da década de 80, como Pharmácia Artesanal. Mais tarde foi criada a Divisão Nutrivita, pioneira no Brasil e no mundo, segundo Ubiara, a realizar a preparação de nutrição parenteral fora do ambiente hospitalar. "Foi também a primeira empresa a disponibilizar de forma totalmente gratuita um sistema de prescrição online, o ParenteralNet, que além de agregar segurança no processo, auxilia a prescrição de maneira educativa", afirma a responsável pela Qualidade.

Hoje, a Phyton Fórmulas Magistrais e Oficinas manipula também medicamentos quimioterápicos e outros produtos estéreis, como soluções para criopreservação e soluções de reposição hidroeletrolítica. Entre os clientes, estão hospitais, clínicas e serviços de home care.

Este pioneirismo aliado a preocupação com a qualidade e segurança se reflete na busca pelo aprimoramento constante. Foi isso que motivou a empresa a ser a primeira a procurar o Selo de Qualificação ONA, assim que foi disponibilizado, em outubro de 2011. "Como já tínhamos um sistema de qualidade implantado, toda a parte de documentação, rastreabilidade e segurança dos processos estavam bem sedimentadas no sistema de gestão, não exigindo grandes alterações", explica Ubiara.

Segundo a representante da Phyton Fórmulas Magistrais e Oficinas, uma das grandes melhorias percebidas durante o processo de preparação para o selo foi com relação à Gestão de Risco. "Como era um conceito diferente para a organização, todos passaram por treinamentos e todos os mapas de riscos foram desenvolvidos, implantados e avaliados pela equipe da IAC durante a auditoria de diagnóstico", revela.

Na sua avaliação, o processo foi muito positivo, gerando várias melhorias na organização. A expectativa é que seus clientes reconheçam o esforço da organização em atender os padrões preconizados e validados pela ONA, que já são usados por muitos deles.

"A obtenção do Selo de Qualificação ONA é uma conquista que demonstra o compromisso da Phyton Fórmulas Magistrais e Oficinas, que completa 30 anos de existência em 2012, com a qualidade e segurança nos produtos e serviços. O fato de sermos a primeira instituição a conseguir o selo no Brasil ilustra o compromisso com valores, como Vanguarda, Qualidade e Ética".

Roupas com selo de qualificação – O Selo de Qualificação ONA também foi atribuído à Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis, de Jundiaí, São Paulo, que necessitou de seis meses para as adequações internas aos requisitos da ONA. Segundo Kleber Boni, gerente comercial da lavanderia, primeiro foi realizado um treinamento interno de interpretação do Manual Brasileiro de Acreditação para os Serviços para a Saúde com os gestores e líderes da área hospitalar. Em seguida, foi realizada a auditoria interna, necessária para avaliar as estruturas e operações.

O gerente da planta da Atmosfera, Rubens Larrubia, avalia que o Selo de Qualificação ONA é amplamente aceito e seus padrões são difundidos por hospitais de referência que visam à segurança do paciente e a qualidade assistencial. "Nossa empresa é referência no processamento de roupas hospitalares. Portanto, fez todo o sentido obter o Selo de Qualificação ONA, que evidencia o alinhamento das nossas operações com as dos serviços de saúde. Por meio dele, esperamos ser vistos cada vez mais como um serviço integrador, em vez de simplesmente uma lavanderia hospitalar", revela.

A Atmosfera atende mais de 220 hospitais e 120 clínicas com capacidade para processar aproximadamente 200 toneladas de enxoval por dia. As operações exigem mais de dois mil colaboradores e 54 veículos e incluem serviços de expertise têxtil; locação e higienização de enxovais; esterilização de pacotes cirúrgicos, instrumentais, materiais farmacêuticos e odontológicos; locação e gestão de uniformes. Além disso, oferece serviços especializados, desenvolvidos para otimizar as operações com o enxoval hospitalar (gestão de rouparia, alocação de mão de obra, montagem de pacotes cirúrgicos, montagem de kits, reparo de enxoval, entre outros).

"É mais uma realização na busca por um padrão de qualidade orientado à segurança na utilização e manipulação das roupas hospitalares. Mas temos o entendimento que será necessário algum tempo para obtermos o reconhecimento externo, embora alguns efeitos internos já sejam visualizados, como a mobilização dos colaboradores para a obtenção da qualificação", conclui Kleber Boni.

O Selo de Qualificação ONA O Manual Brasileiro de Acreditação para os Serviços para a Saúde, dirigido aos serviços das áreas de apoio das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) foi lançado em 2011. O processo de acreditação da ONA para o setor inclui, pela primeira vez, a atribuição do Selo de Qualificação ONA. Para obter o selo - que possui validade de um ano – os serviços devem atender aos requisitos de elegibilidade: se enquadrar no conceito de Serviços para a Saúde, conforme determina a Norma para o Processo de Avaliação específica; estar legalmente constituído há pelo menos um ano; possuir CNPJ distinto de qualquer OPSS, alvará de funcionamento, licença sanitária, além das outras licenças pertinentes à natureza das atividades. 

Para requerer a certificação o serviço deve apresentar, ainda, o registro do responsável técnico, conforme o perfil do Serviço para a Saúde (SPS) e a estrutura e processamento do produto totalmente independente da organização prestadora de serviços de saúde do cliente.

Destinado às empresas de serviços de processamento de roupas para serviços de saúde; esterilização e reprocessamento de materiais; serviços de manipulação de drogas antineoplásicas e de dietas parenterais e serviços de dietoterapia, o novo manual inclui quatro seções - Gestão e Liderança; Processamento e Liberação; Apoio; e Infraestrutura – permitindo que a organização seja avaliada com consistência sistêmica. As subseções tratam das especificidades de cada serviço ou processo, atribuindo a todos o mesmo grau de importância dentro do sistema de avaliação. Para cada subseção existe um padrão que têm como princípio a Gestão com Foco na Segurança - que deve ser integralmente atendido.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.