home notícias Gestão
Voltar Voltar
24/10/11
ONA lança Manual dos Serviços para a Saúde em novembro
Pela primeira vez, processo de acreditação inclui Selo de Qualificação ONA
Da redação

A partir de primeiro de novembro, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) terá Manual para Avaliação e Certificação dos Serviços para a Saúde, disponível no portal da entidade (acesse aqui). Terceiro Volume da Coleção Manual Brasileiro de Acreditação ONA, o documento será voltado para os serviços das áreas de apoio às Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde (OPSS). As tipologias dessas instituições são processamento de roupas para serviços de saúde; esterilização e reprocessamento de materiais; serviços de manipulação de drogas antineoplásticas e de dietas parenterais e serviços de dietoterapia.

 

Pela primeira vez, o processo de acreditação também incluirá a atribuição do Selo de Qualificação ONA, com validade de um ano. Dentre as exigências para a obtenção do selo, estão os requisitos de elegibilidade, que implicam no enquadramento das prestadoras no conceito de Serviços para a Saúde, seguindo a Norma para o Processo de Avaliação específica. Além disso, as organizações precisam estar legalmente constituídas há pelo menos um ano, com CNPJ distinto de qualquer OPSS e de posse de alvará de funcionamento, licença sanitária e demais licenças pertinentes à natureza das atividades. Os interessados devem apresentar ainda registro do responsável técnico, conforme o perfil do Serviço para a Saúde (SPS) e a estrutura e processamento do produto totalmente independente da organização prestadora de serviços de saúde do cliente.

 

O processo de avaliação para o Selo de Qualificação ONA compreende seções e subseções. Cada subseção possui um padrão guiado pelo princípio da Gestão com Foco na Segurança e que deve ser integralmente atendido. As seções do Manual são Gestão e Liderança; Processamento e Liberação; Apoio; e Infra-estrutura, assim estruturadas para permitir que as organizações sejam avaliadas com consistência sistêmica. Já as subseções tratam das especificidades de cada serviço ou processo, atribuindo a todos o mesmo grau de importância dentro do processo de avaliação.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.