Representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se reuniram na última segunda-feira (09) para estabelecer uma agenda positiva do cooperativismo de saúde.
O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, e o gerente do Ramo Saúde, Laudo Rogério dos Santos, defenderam, em reunião com o diretor-presidente da ANS, Maurício Ceschin, a elaboração de um programa de capacitação em gestão e governança para cooperativas de saúde, focado no tema regulação.
Nobile destacou que a agenda positiva deve ser fruto de consenso entre as entidades participantes do setor. “Ela deve ser resultado de uma visão compartilhada, buscando o alinhamento dos princípios cooperativistas com as regras normativas do órgão regulador”, disse.
“Existem oportunidades para o que o cooperativismo colabore com a ANS no sentido de aprimorar o marco regulatório do ramo saúde, especialmente no que diz respeito aos programas governamentais estratégicos de desenvolvimento da saúde suplementar”, afirmou Laudo Rogério, completando que a OCB está preparada para trabalhar em conjunto com a ANS.
Onofre Cesário Filho, vice-presidente da OCB, que também acompanhou o encontro, destacou a importância de profissionalizar a gestão e do papel dos conselhos de administração das cooperativas. “Investir na formação do quadro social e na qualificação dos produtos e serviços que oferecemos ao mercado é a forma mais eficiente de desenvolvimento e evolução das cooperativas”.