home notícias Gestão
Voltar Voltar
03/10/13
Outubro Rosa: Philips e Grupo Delfin lançam projeto de prevenção ao câncer na Bahia
Mamamóvel fará exames em Salvador (BA), Maceió (AL) e Barueri (SP). Meta é realizar 10 mil mamografias este mês
Adalton dos Anjos

Com previsão de realizar 10 mil mamografias gratuitamente este mês, a Philips do Brasil e o Grupo Delfin, maior empresa do setor de diagnósticos por imagem na Bahia, lançaram nesta quinta-feira (3), a quarta edição do "Outubro Rosa" na Bahia. A campanha de prevenção contra o câncer de mama, com a realização de exames em caminhões (mamamóvel) e ônibus preparados para atender às mulheres, acontece simultaneamente em Salvador (BA), Maceió (AL) e Barueri (SP) e conta com a parceria das secretarias municipais e estaduais destes locais.

Desde 2010, a Philips promove o evento que faz parte do projeto mundial que visa a detecção precoce do câncer de mama. Mais de cem funcionários da compahia estão envolvidos na campanha que já realizou cerca de 10 mil mamografias gratuitamente nos últimos três anos. "Quase 4 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os dias no mundo. Se detectado numa fase inicial, a sobrevida é de 95%. Para nós, o mês de outubro é a celebração da vida. E a gente quer celebrar a vida fazendo mamografia", declarou ao portal Diagnósticoweb o vice-presidente da Philips Healthcare no Brasil, Vitor Rocha.

Para o presidente do Grupo Delfin, Delfin Gonzalez, a parceria entre a iniciativa privada e o poder público só beneficia a população. "Nos últimos dois anos desse projeto, junto com a Secretaria (de Saúde do Estado da Bahia - Sesab), foram 20 mil mamografias e algo em torno de 1300 casos de câncer detectado precocemente", ressaltou. 

Otimista, o executivo ampliou a meta prevista por Rocha para este ano, já classificada como ambiciosa, de realizar 10 mil mamografias gratuitamente em outubro. "Vamos aceitar um desafio maior. Serão 12 mil", destacou.

No total, quatro caminhões e um ônibus equipados com aparelhos de mamografia percorrerão as comunidades mais carentes das cidades participantes durante o mês de outubro. "Estamos aproveitando o fato de ser uma campanha internacional para reforçar a informação e o acesso das mulheres ao exame", explicou o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla. Somente mulheres acima dos 45 anos podem realizar os exames e é preciso levar o cartão do SUS e documento de identificação.

Projeto gratificante - Um dos idealizadores do projeto, Ricardo Martins, gerente de educação clínica da Philips Healthcare para a América Latina, explica que a ação cresce a cada ano e motiva bastante os colaboradores. "Desde o primeiro ano, passamos a tratar o Outubro Rosa como um dos projetos especiais da Philips. É muito gratificante e nos motiva a fazer cada vez maior", afirmou.

Os números comprovam o crescimento do projeto que conta pelo segundo ano consecutivo com a parceria do Grupo Delfin. Até as últimas três edições, somente uma cidade por vez recebia o projeto que realiza exames de mamografia gratuitamente. Este ano, são três cidades simultâneas. "Essa mobilização da empresa nos dá suporte para fazer ele crescer. Quem sabe a gente não consegue cobrir o Brasil inteiro?", desejou Martins. 

Mamamóvel - Durante o evento, Delfin também ressaltou a parceria com o governo do estadual para a realização do Projeto de Rastreamento de Câncer de Mama. Em 2010, a empresa criou o mamamóvel, que além dos exames para o diagnóstico de câncer de mama,  realiza ultrassonografias e consulta com especialistas. "Tem sido importante contar com essa parceria que levou a possibilidade da realização de exames para mulheres, principalmente no interior do estado", destacou Solla. Ainda de acordo com ele, a Bahia tem o maior programa de rastreamento de câncer de mama do Brasil.

Além dos executivos da Philips e do Grupo Delfin, estiveram presentes no lançamento secretários municipais e estaduais, vereadores e a madrinha da campanha Outubro Rosa deste ano, a cantora Ana Mametto.

Leia mais:
>> Grupo Delfin faz parceria para mutirão de mamografia 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.