home notícias Gestão
Voltar Voltar
31/03/14
Planos de saúde foram impulsionados por terceira idade, diz IESS
Levantamento inédito do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar aponta que beneficiários idosos chegaram a 6,1 milhões em 2013, equivalendo a 12,1% do total de vínculos do país
Dea Barbosa, do P&P Saúde Suplementar

Levantamento inédito do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) aponta que a faixa etária com maior crescimento de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares em 2013 foi a de 59 anos ou mais. O total de beneficiários nessa faixa cresceu 5,1% na comparação anual, praticamente no mesmo patamar da faixa de 19 a 58 anos, que teve alta de 5% no período. Em contrapartida, o número de jovens (0 a 18 anos) com plano de saúde cresceu 3,4%.
 
Os dados constam do boletim Saúde Suplementar em Números, produzido pelo IESS com informações atualizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O informativo está disponível no site do Instituto.
 
De acordo com a pesquisa, os beneficiários idosos chegaram a 6,1 milhões em 2013, equivalendo a 12,1% do total de vínculos do país. O avanço dessa faixa etária também foi expressivo no segmento de planos exclusivamente odontológicos, ao totalizar 1 milhão de vínculos, alta de 10,4% em relação ao acumulado de 2012.
 
O superintendente-executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, destaca que o crescimento de beneficiários acima de 59 anos, especialmente nos planos médico-hospitalares, pode decorrer por conta de mudança da faixa etária de beneficiários que já possuíam contratos e também por novos ingressos. “Esses resultados mostram claramente a mudança demográfica que vem acontecendo no país e, mais acentuadamente, entre os beneficiários de planos de saúde, que têm por característica serem mais idosos do que a média da população brasileira”, disse.
 
Carneiro também alerta para a questão da sustentabilidade do modelo vigente: “Com a transição demográfica, o crescimento do número de jovens na população é menor, o que também faz o crescimento desse grupo etário ter um ritmo menor entre os beneficiários de planos de saúde. Essas tendências podem ser um alerta para a forma de financiamento dos planos de saúde no Brasil, pois, com o crescimento do número de idosos em um ritmo superior ao de jovens, o pacto intergeracional pode não se manter sustentável”, analisa.
 
Os planos individuais também registraram crescimento de 0,5% no último trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior e 1,6% no ano, alcançando 9,9 milhões de vínculos.
 
O levantamento mostra que, em 2013, o mercado de planos de saúde se expandiu 4,6% em relação ao ano anterior, chegando a marca de 50,3 milhões de beneficiários. O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos planos coletivos empresariais, que registraram avanço de 1,6% no último trimestre de 2013, e de 6,7% em 12 meses. O segmento já responde por 33 milhões dos beneficiários no país.
 
Na visão do superintendente do IESS, uma das hipóteses a justificar esse comportamento é que as pequenas e médias empresas (PMEs) têm aumentado as contratações de planos empresariais. “Esse é um nicho que tem evoluído fortemente nos últimos anos e as operadoras passaram a oferecer produtos direcionados às PMEs”, observa. “Além disso, apesar do relativamente baixo crescimento da economia brasileira, o mercado de trabalho tem se mantido estável e isso influencia a contratação de planos”, acrescenta.
 
Os planos exclusivamente odontológicos registraram crescimento de 2,9% no último trimestre de 2013 e alta de 8,2% no ano, chegando a 20,7 milhões de beneficiários. E segundo Carneiro, este é um segmento com grande potencial e que deve manter o ritmo de crescimento em 2014.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.