home notícias Gestão
Voltar Voltar
05/06/12
Por que o empreendedor deve aprender com os erros?
Para especialistas, erros devem ser usados para pensar no futuro e evitar o fim do negócio
Da redação

Errar faz parte da vida do empreendedor. Essa é a opinião de Tales Andreassi, coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Das grandes empresas às pequenas empresas, alguns erros no planejamento do negócio são inevitáveis. As informações são do portal "Exame".

 

Como errar faz parte, é importante se esforçar para tirar uma boa lição dos erros, principalmente quando a empresa é bem pequena e há menos coisas importantes em risco. Em primeiro lugar está o planejamento. Planejar é chato, mas é essencial. O empreendedor precisa entender que planejar é essencial para minimizar as chances dos negócios irem mal. “É preciso sempre repensar a estrutura organizacional e as potenciais mudanças do produto ou serviço oferecido”, explica Paulo Pacheco, professor de administração e marketing do Ibmec Minas Gerais.

 

Outro ponto que deve ser observado com muita atenção e sem sentimentalismo são os sócios e colaboradores. “O sócio precisa estar realmente motivado e comprometido com o negócio desde o primeiro momento”, afirm Cozzi.

 

Segundo especialistas, perder oportunidades pelos simples fato de não estar bem informado é um erro bastante comum no mundo do empreendedorismo. O empreendedor deve estar observando as mudanças que ocorrem no seu setor, principalmente as que podem modificar toda a estratégia e a dinâmica de atuação da empresa.

 

Também é fundamental estar atento às inovações. “Participar de feiras, entrar em contato com fornecedores e pesquisar em sites internacionais são algumas maneiras de buscar inovação”, afirma Andreassi.

 

Confiança na equipe - É importante que os empreendedores confiem na suas equipes para que os funcionários se sintam satisfeitos. Insistir em fazer tudo sozinho é um grande erro. “O empreendedor precisa olhar para o negócio dele e lembrar que ele tem que saber controlar e delegar”, afirma Pacheco.

 

O caminho mais simples para acabar com um negócio é não entender que ser capaz de sustentar a empresa durante um curto prazo é um passo para que ela tenha uma vida longa. “Os números estão lá e indicam muitas coisas, só que às vezes o dono não vê ou não quer enxergar”, afirma Pacheco. Ele explica que alguns empreendedores que não percebem detalhes só buscam ajuda quando há uma piora no fluxo de caixa. “É preciso ter o mínimo de conhecimento de finanças”, diz Cozzi.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.