home notícias Gestão
Voltar Voltar
05/05/15
Programa piloto economizou US$ 400 mi aos cofres norte americanos
O Departamento de Saúde divulgou um relatório sobre programa piloto com os números de 2012 e 2013
Filipe Sousa

O Pioneer Accountable Care Organizations -- programa piloto inserido no ObamaCare para mudar o sistema de pagamento do Medicare -- permitiu poupar quase US $ 400 milhões de dólares e será ampliado, de acordo com um comunicado oficial.

Um relatório independente divulgado pelo DHHS (Department of Health and Human Services), o  Departamento de Saúde e Serviços Humanos, conclui que o programa piloto poupou mais de 384 milhões dólares ao Medicare durante os anos de 2012 e 2013. O programa-piloto é parte de um esforço para mudar o Medicare para pagar por qualidade em vez de quantidade de cuidados. No âmbito do programa, grupos de médicos concordaram em aceitar pagamentos fixos  do Medicare, em vez de pagamentos individuais por cada serviço que prestam, como no sistema de pagamento tradicional Medicare.

A ideia é desencorajar testes e procedimentos desnecessários e melhor coordenar os cuidados. Se os grupos de médicos, conhecidos como Accountable Care Organizations (ACOs), conseguirem manter os custos abaixo da meta, eles podem reter algum do dinheiro que sobra, proporcionando um incentivo para manterem os custos baixos.

A administração Obama está divulgando o programa-piloto, alegando que está pago e gerou poupança. "O Affordable Care Act nos deu novas e poderosas ferramentas para testar melhores maneiras de melhorar a assistência ao paciente e manter as comunidades saudáveis", disse o secretário de HHS Sylvia Mathews Burwell em um comunicado. "O Pioneer ACO Model demonstrou que os pacientes podem obter cuidados de alta qualidade e coordenados no momento certo, e nós podemos gerar uma poupança para o Medicare e para o sistema de saúde em geral."

O Office of the Actuary of the Centers for Medicare and Medicaid Services (CMS), um organismo independente, já certificou que o programa pode ser expandido. Atualmente, aplica-se a cerca de 600 mil beneficiários do Medicare. O programa teve alguns solavancos. Treze dos 32 sistemas hospitalares participantes desistiram ao longo do caminho após não conseguirem cumprir as suas metas. Fontes oficiais revelaram que dois dos ACOs ficaram obrigadas a devolver dever quantias significativas ao Medicare. Isso porque os incentivos do programa funcionam para os dois lados, ou seja, se os custos forem muito altos, há multas a pagar.

No início deste ano, o governo Obama anunciou a meta de subordinação de 30 por cento dos pagamentos do Medicare para programas como ACOs em 2016, e 50 por cento em 2018. "Isto dá CMS maior confiança na ampliação de elementos do modelo para beneficiar as pessoas em toda a nação", disse Patrick Conway, um alto funcionário do CMS, em um comunicado. "E nós estamos trabalhando para determinar as melhores estratégias para a incorporação das lições já aprendidas do modelo Pioneer em programas permanentes do Medicare e do sistema de saúde da nossa nação."



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.