Aconteceu, nesta quinta-feira (5), no Recife, a II Oficina QualiSUS-Rede, parte do projeto do Banco Mundial em parceria com o Ministério da Saúde que tem como objetivo dar apoio às redes de atenção à saúde e à consolidação do SUS no País. Para a Região Metropolitana do Recife, serão destinados recursos na ordem de R$ 26 milhões, a partir de março deste ano e até julho de 2014.
O plano de trabalho terá como focos o fortalecimento da atenção primária, a governança regional, os sistemas logísticos (regulação), o sistema de apoio diagnóstico-terapêutico e a rede de atenção à saúde (rede de urgência e emergência, saúde mental, Rede Cegonha e doenças crônicas não transmissíveis).
No Estado de Pernambuco, além da I Região, haverá investimentos na Região do Vale do Médio São Francisco, que também contempla municípios da Bahia. A área receberá mais R$ 13,4 milhões.
Através do QualiSUS-Rede, 15 regiões do Brasil consideradas estratégicas e prioritários receberão recursos na área da saúde pública. Pernambuco é o único Estado a ter duas regiões selecionadas.