home notícias Gestão
Voltar Voltar
20/09/13
Renan Calheiros defende financiamento da saúde
Sessão temática teve presença de Padilha, que defendeu o governo
Da Redação

A urgência no financiamento permanente da saúde foi um dos pontos defendidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, durante sessão temática na Casa, nesta quinta-feira (19). A saúde foi um dos temas de destaque durante o encontro que teve as presenças de dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Planejamento, Miriam Belchior. As informações são da Agência Senado.

Para o presidente da Casa, a situação da saúde precisa ser solucionada, pois trata-se de um "compromisso moral" com os menos favorecidos. Ele afirmou que as pesquisas de opinião indicam que a melhoria da saúde é a principal reivindicação do povo ao governo e falou sobre as longas filas e faltas de profissionais para atender à demanda de pacientes.

Entre as ações discutidas no Legislativo, Calheiros citou o projeto de lei de iniciativa popular que propõe a destinação de 10% da receita bruta da União para o SUS e a destinação à saúde de 50% das emendas parlamentares ao Orçamento. Outras propostas citadas pelo senador foram a Emenda à Constituição 34/2011, que cria a carreira de médico do Estado, e a Medida Provisória 621/2013, que institui o programa Mais Médicos.

Padilha defendeu as ações do governo para o setor, mas ressaltou a necessidade do país investir em alta complexidade e abertura de leitos de UTI. Ele ainda declarou que o Programa Mais Médicos foi considerado um passo importante para a mudança na saúde pública do país.

Também estiveram presentes na sessão o presidente e o relator da Comissão de Financiamento do Sistema de Saúde do Brasil, respectivamente senadores Vital do Rêgo e Humberto Costa (PT-PE); os presidentes do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, e do Movimento Saúde + 10, Ronald Ferreira dos Santos; e o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.