home notícias Gestão
Voltar Voltar
04/09/13
RN: Sete hospitais reutilizavam materiais descartáveis
Instituições privadas podem responder por lesão corporal e até homicídio
Da Redação

Sete hospitais privados de Natal, no Rio Grande do Norte, foram acusados pela vigilância sanitária de reutilizarem materiais cirúrgicos descartáveis e individuais em pacientes. Segundo a denúncia, cateteres e sondas estavam sendo esterilizados e voltavam aos centros cirúrgicos. As informações são da TV Bandeirantes.

A vistoria identificou que todos os sete grandes hospitais da rede privada localizados na capital potiguar estavam cometendo o crime tanto em pacientes particulares, quanto os do SUS. A prática coloca em risco a vida das pessoas, já que, mesmo esterilizados, alguns materiais não podem ser reutilizados porque são invasivos.

Uma norma da Anvisa determina as regras de reprocessamento de produtos médicos, bem como seus processos de limpeza. Segundo a Resolução 156, 66 materiais estão incluídos no grupo de Produtos com Reprocessamento Proibido.

De acordo com a reportagem, alguns materiais apreendidos ainda tinham os preços individuais. As sondas, por exemplo, custaram R$ 0,95.

As instituições foram notificadas pela vigilância sanitária e podem responder por crime de omissão de socorro, lesão corporal e homicídio. Os hospitais, que não tiveram os nomes divulgados, alegaram que já se adequaram às normas da Anvisa.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.