home notícias Gestão
Voltar Voltar
28/03/14
Santa Casa de Maceió prepara-se para receber acreditação Canadense
Instituição alagoana será a primeira santa casa do país acreditada internacionalmente
Da redação
Após se tornar uma das cinco Santas Casas acreditadas segundo as normas da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a Santa Casa de Maceió será também a primeira do país acreditada internacionalmente, através do selo da Acreditação Canadense Internacional (ACI).

O selo se traduz em práticas de gestão transparente e assistência mais segura que envolve verificação diária de atividades e serviços em comparação a padrões de excelência. "A unidade ainda se encontra em fase de implantação de ações para a adequação aos padrões canadense", explica Luis Cláudio Albuquerque, gerente da Qualidade e Planejamento da Santa Casa de Maceió. 

Os trabalhos visando a acreditação internacional foram realizados paralelamente aos preparativos para o Nível 3 da Acreditação da ONA, que envolve Práticas de Gestão de Qualidade. Atualmente, 43 instituições de saúde brasileiras possuem a certificação canadense, sendo que a unidade de maceió é a unica Santa Casa a receber o título, junto a dois hospitais na região Nordeste.

A ACI foca em quatro pilares: segurança do paciente, envolvimento com o entorno e conceito de time e planejamento estratégico. Com a adesão ao programa de qualificação Qmentu, a aposta é na redução de eventos adversos, no aumento da confiabilidade, na redução de custos e no aumento da rentabilidade, sempre focado na melhoria da qualidade, da segurança e dos cuidados com o paciente e às necessidades da população. 

Segundo Albuquerque, a metodologia Qmentum, adotada na busca do reconhecimento internacional, é dividida em três etapas. "A primeira, constitui a formação e capacitação de times de trabalho que atuarão na construção e melhoria de linhas de cuidado para o paciente; a segunda, caracteriza-se por fases de mensuração interna, ou seja, realizadas pela própria instituição integrante, do seu grau de conformidade mediante dos padrões exigidos pela modelo canadense de Acreditação. E a terceira é onde acontece o “chamado” emitido pela instituição integrante aos avaliadores canadenses, que verificarão in loco as evidências do atendimento aos padrões exigidos".

A unidade iniciou as ações com a metodologia no mês de maio 2013. Desde então, os profissionais participaram de dois seminários sobre a metodologia, com assessoria da instituição acreditadora, explicou Albuquerque. "A ACI representa um avanço no modelo de gestão da Santa Casa de Maceió assegurando maior efetividade na assistência ao paciente e, consequentemente, melhor resultados do negócio", finaliza Luis Cláudio Albuquerque.


PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.