home notícias Gestão
Voltar Voltar
23/02/12
Santa Joana (PE) recebe avaliação final da JCI em março
Hospital faz os últimos ajustes e aposta no envolvimento dos funcionários
Raissa Ebrahim, do Recife

O Hospital Santa Joana (HSJ), no Recife, se prepara para receber, no final de março, a avaliação final da acreditação pela Joint Comission Internacional (JCI). O comitê tem, por regra, um mês para conceder o certificado definitivo. Até lá, a instituição pernambucana tem apostado na educação dos funcionários a respeito do assunto. Na última quarta-feira (15), o Hospital Memorial São José, também pertencente ao Grupo Fernandes Vieira, foi contemplado com a certificação do JCI, sendo o primeiro das regiões Norte e Nordeste com o título. Em Pernambuco, o Real Hospital Português e o Hospital Barão de Lucena também estão em processo de acreditação.

 

Tanto os colaboradores do Santa Joana quantos os do Santa Joana Diagnóstico estão fazendo uso de uma ferramenta educativa chamada E-learning, que funciona como um livro com animações, que é lido na tela do computador e, ao final de cada leitura, abre-se um questionário de conhecimentos sobre o assunto abordado.

 

Para isso, foi montado, dentro do HSJ, um ambiente especial para a acreditação, com computadores e jogos interativos. Cada questionário respondido corretamente garante ao participante uma pontuação, que, mais na frente, funcionará como um clube de fidelidade e poderá ser trocada por brindes ao final de cada etapa ou acumulada para troca no final da campanha.

 

O diretor técnico do hospital, Felipe Lima, lembra também do processo de validação de dados nessa reta final. “É importante ressaltar que a avaliação do processo de acreditação não é de resultados, e, sim, de processos. Utiliza-se a metodologia que tem como sigla PDCA (também conhecida por Ciclo de Shewhart), que avalia, mede, apresenta, trata e, ao final, volta a coletar os dados”, explica.

 

Foram implantados ainda quadros de gestão em locais acessível, para divulgação e acompanhamento do desempenho dos indicadores pelas áreas e seus colaboradores. Os protocolos médicos do Santa Joana já estão baseados em diretrizes internacionais e terão o seu monitoramento realizado junto à equipe médica, além de serem acompanhados pelo comitê da qualidade, periodicamente.

 

No início do segundo semestre de 2011, o HSJ recebeu os consultores do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) para o processo de avaliação. A instituição foi submetida a uma criteriosa avaliação simulada, que deu continuidade às etapas de preparação exigidas pela JCI.

 

“Ao término da avaliação e com o recebimento do relatório de auditoria, identificamos um aumento percentual de 20% no resultado geral da instituição”, comenta a supervisora de qualidade, Taciana Diniz. Dentre as mudanças dentro da instituição, estão atitudes simples como transformação da gestão e criação de metodologias de treinamento até aquisições mais completas como adaptação a novas tecnologias e compra de novos equipamentos.

 

>> Leia mais:

Memorial São José, do Recife, recebe certificação JCI

PE: Santa Joana investe em espaço VIP para pacientes

Santa Joana intensifica ações para certificação internacional

 

 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.