home notícias Gestão
Voltar Voltar
20/03/12
São Lucas (SE): “Nos tornamos parte de um grupo de elite”
CEO da instituição sergipana, Paulo Barreto comenta integração aos membros da ANAHP e fala sobre os planos de receber o selo da Accreditation Canada
Da redação

Há pouco menos de um mês, o Hospital São Lucas, de Sergipe, recebeu o certificado de 45º membro da Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP). Com a inclusão, a unidade se junta a outras seis instituições nordestinas do seleto grupo de prestadores que, só em 2010, alcançou faturamento de R$ 7,5 bilhões. Único entre as instituições do Nordeste na ANAHP a possuir ONA III, o Hospital São Lucas já deu início ao processo de obtenção do selo da Accreditation Canada. O CEO da instituição sergipana, Paulo Barreto, conversou com o Portal Diagnósticoweb sobre os planos e expectativas após a integração à ANAHP.



Diagnósticoweb – Quais as expectativas do São Lucas ao se afiliar à ANAHP?
Paulo Barreto – O setor de saúde é extremamente complexo e depende da troca cada vez maior de informações especializadas. Não é suficiente tratarmos apenas de gestão no sentido genérico e a ANAHP nos oferece uma troca de informações de qualidade. Passamos a nos reunir com os melhores hospitais do país que, de certa forma, vivem os mesmos desafios. São pessoas e instituições que têm uma abordagem diferenciada em relação à administração, inclusive porque frequentam hospitais em outros países. A grande relevância de nos tornarmos membro da ANAHP é participarmos de um grupo de elite entre os maiores e os melhores. O próprio processo de associação possui requisitos difíceis e demonstra a qualidade dos hospitais participantes. Outro ponto importante é que, atualmente, as questões são cada vez mais nacionais. As associações e sindicatos locais têm um poder de representatividade muito pequeno, sobretudo quando se trata de negociações com planos ou fornecedores. A ANAHP disponibiliza uma banca de advogados especializada em saúde e pode nos assessorar nas questões relacionadas ao tema.



Diagnósticoweb – O São Lucas é a primeira instituição do Sergipe e a sétima do Nordeste na ANAHP. O que isso representa para a região?
Barreto – É muito relevante, sobretudo porque nós somos o hospital com o mais alto grau de certificação entre os membros da ANAHP no Nordeste. Somos o único com ONA III e ainda temos previsão de receber a visita marcada da Accreditation Canada no segundo semestre. Acredito que, muitas vezes, temos pouca massa crítica no Nordeste. Com exceção de Recife e Salvador, que possuem hospitais de porte maior, ainda somos uma região com atuação muito limitada. Ao nos tornarmos membros da ANAHP, teremos acesso a discussões de temas relevantes como questões jurídicas e assistenciais das práticas clínicas, além das constantes mudanças da ANS, negociações com os planos de saúde e novos modelos de remuneração. Além de fortalecermos nossa atuação e nossa imagem no âmbito nacional, passamos a qualificar também nossa troca de informações.


Diagnósticoweb – Muitos empresários do segmento médico-hospitalar afirmam que os critérios de filiação da ANAHP são muito rígidos. Como o sr. avalia o processo do São Lucas?
Barreto – Já vínhamos pensando em nos tornar membro da ANAHP há, aproximadamente, oito anos. Começamos a participar dos fóruns e a aderir aos indicadores e processos de gestão propostos pela ANAHP. Temos também uma parceria de quase 10 anos com a Fundação Dom Cabral. No início, não havia requisitos de qualidade explícitos para que os hospitais aderissem à da ANAHP. Isso foi sendo ampliado gradativamente e, hoje, são exigidos requisitos de desempenho. Para estar ao lado de instituições como Albert Einstein e Sírio Libanês, o hospital passa por uma análise prévia, pois precisa representar a qualidade daquela região. Nós, por exemplo, tivemos cartas de indicação do Hospital Português (BA) e de Francisco Balestrin, da Rede VITA de Hospitais (Curitiba-PR e Volta Redonda- RJ). No encontro de líderes da ANAHP, há duas semanas, em Campos do Jordão, fomos muito bem recebidos e elogiados no próprio Conselho Deliberativo. Isso nos enche de orgulho, porque é um planejamento longo, não é um trabalho de um dia para noite.



Diagnósticoweb – Quais estratégias vêm sendo adotadas para obtenção do selo da Accreditation Canada?
Barreto – Nós já temos ONA III, o que além de ser um requisito, não deixa de ser um processo complementar. O grande desafio é sensibilizar a equipe de que o processo de acreditação é desejo, uma crença, e não apenas uma moda. O certificado é apenas uma ferramenta para realizarmos o desejo maior de termos alta qualidade e sermos cada vez mais eficientes. É trabalhoso em um primeiro momento, porque precisamos ter muito controle, com avaliação constante dos resultados, assim como da atuação da assistência médica e da enfermagem. O mais importante é quando esses indicadores de transformam em dedicação das equipes. Ou seja, a acreditação não pode ser um fim, deve ser uma ferramenta para uma empresa que já acredita na qualidade.


Diagnósticoweb – Regularmente, a ONA avalia as instituições acreditadas e emite notas de acordo com o relatório. Como o São Lucas trabalha para manter a qualidade exigida?
Barreto – A ONA fornece o relato dos pontos falhos e nós também treinamos, promovemos capacitações, treinamentos de auditoria, além de criarmos comissões como a de qualidade. É um conjunto sistêmico. Na verdade, isso vai sendo mantido e as discussões passam a fazer parte da instituição. É um nível em que nos questionamos frequentemente sobre nossas práticas e o que pode ser feito para melhorá-las. Já conseguimos detectar nossas próprias falhas. Também observamos um maior grau de exigência nos manuais da ONA, à medida que demonstramos resultado. As cobranças são intensificadas, e o que antes era considerado pré-requisito para a obtenção do certificado de nível III, passa a valer para o nível I.




PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.