home notícias Gestão
Voltar Voltar
04/03/15
São Paulo reduz número de atendimento na Atenção Básica
Balanço municipal constata que taxa caiu 11% nos últimos dois anos
Da Redação

De acordo com dados fornecidos pela gestão da cidade de São Paulo, o número de atendimentos do programa municipal Atenção Básica, responsável pela prevenção de doenças, caiu 11% nos últimos dois anos. O número de pacientes atendidos passou de 15,4 milhões, em dezembro de 2012, para 13,7 milhões, em fevereiro deste ano. A gestão da saúde local diz que a queda se deve ao esvaziamento na agenda das Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs). Além disso, as consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) apresentou alta de apenas 1,3% no mesmo período.

Segundo especialistas aproximadamente 80% dos problemas de saúde podem ser diagnosticados e resolvidos na rede de Atenção Básica. Ao jornal O Estado de São Paulo a Secretaria Municipal da Saúde alegou que a redução significativa no número de consultas em AMAs "é reflexo da dificuldade que enfrenta para contratar clínicos que assumam plantões médicos de 12, 20 ou 40 horas semanais, sobretudo nas regiões mais periféricas".

O balanço do ano passado divulgado pela SMS-SP destaca a estabilidade na Atenção Especializada. Somados aos serviços de AMAs, ambulatórios e Rede Hora Certa, projeto criado pela gestão atual para ofertar consultas de especialidades, exames e pequenas cirurgias, o número de atendimentos cresceu 0,6% entre 2012 e 2014. A fila de espera por um procedimento médico também caiu, de 810 mil para 667 mil.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.