home notícias Gestão
Voltar Voltar
19/08/13
São Paulo vai premiar unidades que promovam iniciativas ambientais
Prêmio Hospitais Amigos do Meio Ambiente é voltado às instituições públicas e privadas que prestam serviços de saúde ao SUS em âmbito nacional
Da redação

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo abriu inscrições para a edição 2013 do prêmio “Hospitais Amigos do Meio Ambiente”. Poderão participar do evento as unidades de saúde, públicas ou privadas, que prestam serviços de saúde ao SUS em todo o Brasil. A premiação acontecerá no dia 03 de setembro, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, durante o IV Seminário Hospitais Saudáveis.

O seminário, que terá palestrantes de diversas regiões do Brasil, além de EUA, Europa e América Latina, faz parte da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. A rede apoia iniciativas em todo o mundo visando promover maior sustentabilidade e saúde ambiental no setor da saúde. “O evento também abre a possibilidade para que as instituições brasileiras se integrem a uma rede de âmbito internacional”, afirmou Vital de Oliveira Ribeiro, da Divisão de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São Paulo e coordenador do evento, em entrevista ao portal Diagnósticoweb.

O Prêmio é concedido anualmente às organizações que se destacaram através de iniciativas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Serão avaliadas as ações de preservação ambiental em um contexto macrossocial. Segundo Ribeiro, a iniciativa visa estimular os profissionais e dirigentes das unidades de saúde do SUS a desenvolverem uma cultura perene de preservação ambiental nos locais de trabalho, adotando soluções práticas, efetivas e ecologicamente sustentáveis. Ribeiro cita a importância do reconhecimento já que, muitas vezes, são trabalhos idealizados pelos próprios funcionários. “O premio é um elemento importante porque essas pessoas acabam sendo reconhecidas também dentro das suas próprias organizações”.

Entre alguns exemplos de ações estão: reciclagem de materiais, reciclagem de resíduos, educação ambiental, eliminação do uso de dispositivos com mercúrio, plantio de árvores, economia no uso de água e energia elétrica e gerenciamento de resíduos perigosos. “Além disso, são ações que permitem avançar por temas mais amplos, como aquecimento global e relatórios de sustentabilidade”, completou Ribeiro.

De acordo com Giovanni Guido Cerri, secretário de saúde do Estado de São Paulo, muitas ações premiadas foram responsáveis pela reciclagem de toneladas de papel e pela a eliminação de utilização de aparelhos com mercúrio férrico, além do plantio de milhares de mudas de árvores. “Não há dúvidas de que as ações contribuíram para a preservação ambiental em todo o Estado”, afirmou.

Para concorrer, as unidades de saúde devem enviar os projetos, desenvolvidos e aplicados dentro de suas rotinas de prestação de serviço. Duas categorias – “Prêmio Amigo do Meio Ambiente: Destaque” e “Prêmio Amigo do Meio Ambiente: Referência” – funcionarão como estimulo para incentivar outros gestores a implantar ações semelhantes. Ribeiro destaca ainda a participação de instituições de títulos variados, como hospitais universitários, filantrópicos, santas casas, hospitais públicos de grande porte e hospitais privados em rede. 

Premiação de 2012 – Cerca de 15 hospitais, institutos, fundações e autarquias que se destacaram em ações de qualidade ambiental, foram premiadas no ano anterior. Entre os vencedores está o Hospital Estadual de Sapopemba, com o projeto “HESAP de Economia Consciente”. A ação reduziu em 65% o consumo de papel na unidade e visa, até o final deste ano, atingir a meta de 90%, além de estimular o uso consciente de energia elétrica, água e gás reduzindo gastos e ajudando na preservação do meio ambiente. 

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, também foi premiado, com o projeto de uso racional da água, atingindo a meta de reduzir em 10% o consumo na unidade. Outro hospital condecorado com o selo foi o Estadual de Diadema. A unidade apresentou um relatório de sustentabilidade para reduzir o consumo de água e energia elétrica. Além disso, a separação de resíduos do centro cirúrgico diminuiu a quantidade de materiais a serem incinerados, reduzindo a liberação de poluentes.

Os projetos deverão ser enviados até o dia 28 de agosto e as instituições interessadas em participar devem baixar o regulamento no site da premiação.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.