home notícias Gestão
Voltar Voltar
15/06/12
Saúde e sustentabilidade serão discutidas na Rio+20
Fiocruz, Laboratório Sabin e Federação Brasileira de Administradores Hospitalares são algumas das instituições que participam da conferência
Da redação

A Saúde está entre os temas que serão debatidos durante o mais importante evento de desenvolvimento sustentável e meio ambiente do mundo. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, começa oficialmente na próxima quarta-feira (20), mas as atividades paralelas e os debates já se iniciaram no Rio de Janeiro. O termo Rio+20 é uma referência ao tempo passado desde a última reunião da ONU sobre o clima no Rio de Janeiro, que aconteceu em 1992. 


Entre as instituições participantes, a Fundação Oswaldo Cruz, referência na pesquisa médica no Brasil, desenvolveu um documento, o "Saúde na Rio+20: Desenvolvimento Sustentável, Ambiente e Saúde". O documento é dividido em três eixos  (Sustentabilidade e saúde, Economia verde e saúde, e Governança em saúde e meio ambiente para o desenvolvimento sustentável). Segundo a Fiocruz, o documento “parte da ideia de que a saúde é uma construção histórica definida socialmente e que está em constante processo de interação com as questões socioambientais”. 


Todo o material da Fiocruz está disponível também em um site desenvolvido especialmente para a conferência da ONU, o SaúdeRio+20. O portal engloba notícias sobre a conferência, documentos oficiais, entrevistas e reflexões sobre a relação entre Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A página on-line abriga o documento “Saúde e desenvolvimento sustentável: saúde na Rio + 20”, criado de forma colaborativa para lançar luz ao diálogo entre saúde e desenvolvimento.


Programação - A partir desta sexta-feira (15), até a próxima quinta (21), a Cúpula dos Povos na Rio+20 contará com uma programação especial no espaço “Saúde, Ambiente e Sustentabilidade”. Entre os temas em debate, segurança alimentar e química, equidade em saúde e  impactos socioambientais dos grandes empreendimentos, entre outros, através de uma parceria entre a Fiocruz, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).


Ainda dentro da programação da Conferência, a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) realiza a palestra "Desenvolvimento Sustentável na Saúde", com a participação de Gonzalo Vecina Neto, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, Edison Ferreira da Silva e Danilo Oliveira da Silva. O evento acontece na terça-feira (19), às 16h30, no Espaço Arena da Barra, na Barra da Tijuca, zona norte do Rio. 


Empresas - Grandes companhias da área de saúde no Brasil, como o Laboratório Sabin também estarão presentes no evento. O Sabin vai apresentar no evento o seu Relatório de Sustentabilidade 2011, levando experiências e alternativas simples utilizadas pela empresa que reforçam o compromisso da empresa com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Para o gerente de Sustentabilidade do Laboratório Sabin, Antônio Leitão, a Rio+20 "é o maior evento do milênio para o futuro ambiental das próximas gerações”.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.