home notícias Gestão
Voltar Voltar
25/11/14
Saúde pública britânica entra em greve após 32 anos
Trabalhadores do NHS (Serviço Nacional de Saúde) realizaram, nesta segunda-feira (24), manifestação para exigir aumento de salários
Da redação

Londres - Após mais de três décadas sem protestos, trabalhadores da saúde pública britânica realizaram, nesta segunda-feira (24), uma greve para exigir aumento de salários - a segunda em poucas semanas. As informações são da AFP.

Onze sindicatos do NHS (Serviço Nacional de Saúde) convocaram a greve, que durou 4 horas, aos quais se somaram parteiras, enfermeiros e funcionários da limpeza. De acordo com Dave Prentis, líder do sindicato Unison, em um ato de protesto em Londres, a indignação está se estendendo, como também o apoio à causa dos funcionários da saúde pública.

A primeira manifestação de greve, a primeira desde 1982, ocorreu no dia 13 de outubro. Desde que chegou ao poder, o governo de David Cameron - uma coalizão entre conservadores e liberais com maioria dos primeiros - implantou duras medidas de austeridade, em 2010, e os funcionários do NHS dizem ter perdido 12% de seu poder aquisitivo em anos.

Como no caso das parteiras, associadas no Colégio Real de Parteiras (RCM), que realizam a primeira greve em seus 133 anos de existência. O NHS possui 1,3 milhão de funcionários na Inglaterra. De acordo com informações do governo britânico, apenas o exército chinês, as ferrovias indianas e a rede de supermercados Wal-Mart possuem mais funcionários.

Criado em 1948 e financiado com impostos, o NHS foi um marco no estado de bem-estar e fornece cobertura de saúde universal e gratuita. As greves ocorrem alguns meses antes das eleições gerais de maio de 2015, e o futuro do NHS aparece como o grande tema de campanha. A oposição trabalhista acusa os conservadores de querer desmantelar este serviço público, algo que Cameron nega.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.