home notícias Gestão
Voltar Voltar
24/05/12
SC: PF apreende 20t de lixo importado da Espanha
Material provindo de hotéis e hospitais espanhóis consistia em toalhas de banho e uniformes descartados como resíduo
Da redação

Mais um episódio envolvendo importação de lixo para o Brasil. A alfândega da Receita Federal do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, impediu a entrada de 20 toneladas de lixo provenientes de hotéis e hospitais espanhóis. As informações são do portal G1.

 

A carga apreendida tinha sido declarada indevidamente como “outros tecidos atoalhados de algodão”, para a fabricação de pequenas toalhas de limpeza em cores diversas. Ao invés de tecido 100% algodão, o material importado da Espanha consistia em toalhas de banho e uniformes em mau estado de conservação, já utilizados e descartados como resíduo.

 

Em um dos uniformes apreendidos é possível ler o nome do Hospital La Zarzuela, situado em Madri, capital espanhola e centro financeiro do país. Inaugurado em 1986, o Hospital La Zarzuela possui 92 leitos, nos seis edifícios que compõem a estrutura com UTI adulta, pediátrica e neonatal, além de ala cirúrgica, ambulatória e urgência.   

 

A apreensão da PF integra a Operação Maré Vermelha, deflagrada em março, e teve o auxílio do Ibama. Segundo a Receita, esta foi a terceira carga de lixo identificada em Itajaí, em menos de 8 meses. As cargas anteriores já foram devolvidas ao exterior.

 

Pernambuco – Mais de 40 toneladas de tecidos importados de hospitais dos Estados Unidos já tinham sido apreendidas, no final do ano passado, e incineradas em janeiro de 2012, na capital pernambucana.

 

O material, composto por lençóis, fronhas, toucas e aventais, estava nos galpões da empresa Império do Forro de Bolso, responsável pela compra do lixo hospitalar norte-americano. Armazenado em contêineres, a carga tinha sido declarada como sendo tecidos de algodão com defeito.

 

Os tecidos tinham manchas de sangue e outras sujeiras. A empresa usava o material para confeccionar bolsos de calças, saias e vestidos ou vendia peças inteiras para lojas do interior do estado.

 

Leia também:

Afinal, qual o destino correto do lixo hospitalar? 

Lixo hospitalar dos EUA é incinerado em Pernambuco

Humberto Costa: venda de lixo hospitalar pode ser crime 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.