home notícias Gestão
Voltar Voltar
07/10/14
Segundo turno: o que a Saúde pode esperar dos candidatos
As propostas de Dilma e de Aécio para o setor
da Redação

Os principais compromissos dos candidatos à presidência para o setor da Saúde recaíram  sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), criado há 25 anos, e estratégias como a do Saúde da Família e sobre políticas de prevenção de doenças.

As propostas dos candidatos à presidência foram publicadas pela Agência Brasil durante o período eleitoral.     

Após os resultados do primeiro turno, importa saber o que Dilma e de Aécio definiram como suas prioridades para o setor da Saúde

Aécio Neves 

O candidato do PSDB quer um cadastro nacional único e investimento público para viabilizar o Cartão-Cidadão Saúde que irá garantir a gestão dos serviços de saúde com centrais de agendamentos e contínua assistência técnica, teleconsultas, telemonitoramentos, avaliação e solução para problemas de diagnóstico e tratamento a distância. 

Para Aécio, esse modelo de gestão será baseado na criação de redes assistenciais integradas de saúde. 

Outra promessa é a carreira nacional de médico e garantia de oferta de cursos preparatórios a médicos estrangeiros para permitir a realização do exame Revalida. 

O candidato pretende aprimorar o programa Mais Médicos e criar programas de valorização e qualificação dos profissionais de saúde. 

Aécio defende a integração do sistema de saúde suplementar com o SUS e a retomada da política de produção de medicamentos genéricos e apoio aos laboratórios oficiais na produção desses medicamentos.

Dilma Rousseff 

A candidata que procura a reeleição propõe mudar o patamar de qualidade e ampliar o atendimento dos serviços em saúde com a expansão do Programa Mais Médicos.

Outras propostas passam pela ampliação da rede de unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para atendimento de emergências de baixa e média gravidade, a extensão das redes de atendimento especializado, com a qualificação dos serviços hospitalares, o fortalecimento e a universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a ampliação do acesso da população a medicamentos, pode se ler no site da agência. 

A candidata do PT quer uma “rediscussão federativa” para conseguir a melhoria no atendimento e o aumento da rede de saúde e evitar superposição de investimentos e planejar com mais eficiência a distribuição dos serviços de saúde públicos. 

Dilma se comprometeu com o fortalecimento e aprimoramento do SUS e com a extensão dos serviços previstos no sistema. 

A candidata ainda falou dos resultados de ações adotadas em seu governo e destacou o Mais Médicos, o Programa Aqui Tem Farmácia Popular e o Programa Brasil Sorridente.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.