home notícias Gestão
Voltar Voltar
11/12/14
Sem consenso sobre CPMF, governadores apoiam nova fonte para saúde
Apoio consta em um documento apresentado no Encontro dos Governadores do Nordeste que aconteceu nesta Terça-Feira (09), em João Pessoa (PB)
Da redação

Sem consenso sobre a criação de uma nova CPMF, Camilo Santana, governador eleito pelo Ceará, obteve o apoio dos governadores do Nordeste para a proposta alternativa de criar uma nova fonte de financiamento para a saúde pública. As informações são do Ceara Agora.

O apoio consta em um documento apresentado no Encontro dos Governadores do Nordeste, que aconteceu nesta Terça-Feira (09), no Centro de Eventos de João Pessoa (PB). Na Carta dos Governadores Eleitos do Nordeste, os gestores defendem a implantação de novas fontes de financiamento para o setor que garantam a melhoria do atendimento, com direcionamento prioritário para a média e alta complexidade. 

De um lado, os governadores Camilo Santana (PT­CE), Rui Costa (PT­BA), Renan Filho (PMDB­AL) e Ricardo Coutinho (PSB­PB) defenderam a criação de uma nova CPMF. Paulo Câmara (PSB­ PE), Flávio Dino (PC do B­MA), Robinson Faria (PSD­RN) e Wellington Dias (PT­PI) ficaram contra a medida.

Camilo Santana disse, em entrevista coletiva, que a nova CPMF seria paga por 1,2% da população brasileira. Ou seja, apenas a população que tem como movimentação financeira valor superior a 15 salários mínimos.

Com relação à proposta de criar uma nova fonte de financiamento para o setor, os novos recursos seriam exclusivos para a Saúde. Não seriam submetidos à Desvinculação de Receitas da União; Repartição com União (40%), estados (35%) e municípios (25%), conforme critério de rateio dos fundos Participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM); e os recursos também seriam adicionais à aplicação do mínimo obrigatório já previsto constitucionalmente de 12% para Estados e 15% para municípios.

As informações são do Ceara Agora.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.