home notícias Gestão
Voltar Voltar
11/10/13
Ser hospitalizado no fim de semana pode sair mais caro e arriscado
Segundo pesquisadores americanos, a diminuição dos procedimentos médicos nesse período pode comprometer o processo de cura
Da redação

O dia da semana para dar entrada em um hospital após um inesperado problema de saúde pode fazer a diferença. É claro que não se pode determinar um dia para ficar doente. Mesmo assim, um hospital durante o final de semana com uma equipe de enfermagem 24 horas e médicos de plantão pode não ser tão seguro como se pensa. As informações foram publicadas pela Forbes.

Pacientes internados a partir de uma sexta-feira à noite podem ficar mais tempo hospitalizados do que aqueles que são admitidos com o mesmo problema no meio da semana. Além do tratamento custar mais caro, os pacientes também enfrentam uma maior chance de sofrer complicações. Um risco que a maioria das pessoas não percebe e a maioria dos médicos não reconhece.

Um estudo realizado pelo The Journal of the American Medical Association revelou que pacientes hospitalizados após parada cardíaca durante a noite e nos fins de semana são menos propensos a sobreviver. Já um estudo britânico descobriu que, em um mês, pacientes internados durante o domingo tinham risco de morte 16% maior do que os pacientes admitidos durante a semana. Além disso, cientistas canadenses descobriram que pacientes com AVC internados em hospitais durante o final de semana eram mais propensos a morrer dentro de sete dias do que aqueles admitidos durante a semana.

O motivo é uma mistura complicada de fatores que envolve economia e cultura médica. Durante a semana, todos os serviços de diagnóstico e de intervenção estão em funcionamento. Nos finais de semana, muitos são desligados, exceto quando membros da equipe são chamados para cuidar de um problema que envolve risco de vida. Equipes de plantão entendem que, quando a vida de um paciente depende de sua experiência, eles precisam parar o que estão fazendo para ir até o hospital. Mas a cultura da medicina supõe que fazer um paciente estável esperar até a segunda-feira não chega a ser um problema.

Como resultado, durante os finais de semana, o ritmo de atendimento médico diminui para os pacientes. Aos sábados e domingos, aqueles que são considerados estáveis precisam esperar em seus leitos hospitalares. E assim, é preciso mais tempo para traçar um diagnóstico e tratá-los. Pode parecer inócuo. Mas, em alguns casos, esperar até a manhã de segunda-feira pode permitir que sintomas piorem. E cada dia que passa também aumenta a probabilidade de um paciente sofrer problemas como infecção hospitalar ou erro de medicação. 

Os estudos mencionados anteriormente revelam como esse "efeito fim de semana" (weekend effect) pode ser prejudicial para os pacientes, mas não fornecem soluções comprovadas. A Kaiser Permanente -- organização integrada de cuidados de saúde em Oakland, Califórnia --, apresentou alguns procedimentos que podem diminuir o risco em uma internação durante o fim de semana.

A maioria dos hospitais já oferecem testes de diagnóstico sofisticados e procedimentos intervencionistas para os dois grupos de pacientes: aqueles que ficam no hospital durante a noite e aqueles que estão sendo tratados em ambulatório. Mas os procedimentos ambulatoriais menos urgentes são normalmente programadas entre segunda e sexta-feira.

Por outro lado, os finais de semana são programadas para que médicos e equipe técnica estejam disponíveis apenas em caso de emergência. Ao internar os pacientes durante a semana, as equipes estão disponíveis todos os dias e os diagnósticos e os tratamentos acontecem mais rápidos. Mas a falta de serviços clínicos nos finais de semana não é o único problema.

Ter mais médicos e técnicos disponíveis durante o fim de semana pode melhorar os resultados dos pacientes e isso não é novidade para os gestores. Mas essa mudança fatalmente iria esbarrar na cultura médica e causar resistência.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.