home notícias Gestão
Voltar Voltar
16/07/14
Silver Valley: França inaugura espaço focado em pesquisa e tecnologia para idosos
De acordo com o diretor da Silver Valley, Benjamin Zimmer, 50 corporações, entre elas gigantes da tecnologia como Microsoft e Toshiba, já fazem parte do empreendimento
Adalton dos Anjos


Diretor da Silver Valley, Benjamin Zimmer: “Nossa filosofia é empreender em um território dinâmico que tem um bom conhecimento do problema da transição demográfica ligada ao envelhecimento da nossa população” (Foto: Divulgação)

Para enfrentar um problema que vem deixando autoridades europeias de cabelos brancos – o envelhecimento populacional –, a França está inaugurando seu próprio Vale do Silício. Enquanto os portugueses e espanhóis debatem um novo baby boom para rejuvenescer a Península Ibérica e os ingleses estão sendo obrigados a promover reformas em seu sistema de saúde, os executivos e o governo da terra de Napoleão resolveram criar o Silver Valley (Vale da Prata, em tradução literal). Sediado na plataforma imobiliária Charles Foix, localizada no sudeste parisiense, e com um orçamento anual previsto de 700 mil € (mais de R$ 2,1 milhões), o espaço de 5 mil m² é um centro de produção de inovações em serviços e produtos que promovem o bem-estar e dão autonomia ao público da terceira idade. “Nossa filosofia é empreender em um território dinâmico que tem um bom conhecimento do problema da transição demográfica ligada ao envelhecimento da nossa população”, explicou à Diagnóstico o diretor da Silver Valley, Benjamin Zimmer.

Os inventores de um dos slogans mais conhecidos na história da humanidade – Liberté, Igualité e Fraternité – querem reunir pequenas e médias empresas, além de startups dedicadas a explorar um mercado promissor – 1/3 da população francesa terá mais de 65 anos em 2020. Os resultados das pesquisas sobre este público só incentivam os empresários. A expectativa de vida na França alcançou a marca dos 81,67 anos em 2011, quase cinco anos a mais do que em 1991, deixando o país entre o top 10 das nações onde mais se vive no mundo. Em 2015, os anciãos serão os principais consumidores em diversos mercados (64% na saúde, 60% na alimentação, 57% no lazer). Além disso, 82% dos franceses desejam envelhecer em suas casas, mesmo em casos de perda de autonomia. Os dados contundentes ajudaram a atrair mais de 50 organizações para fazer parte da Silver Valley, entre elas gigantes de tecnologia como Microsoft, Technicolor e Toshiba; a Essilor, multinacional francesa que produz lentes oftálmicas; a Orange, do setor de telecomunicações; a Assystel, especializada em teleassistência; a École Centrale Paris e o Hospital Charles Foix, da área de pesquisas; entre outras. 

“Temos um ecossistema estruturado de orientações, investimentos, além de clientes ligados diretamente a compradores, distribuidores e exportadores”, defende Zimmer, sem temer a ameaça do recém-lançado projeto do Google, denominado Calico, que também tem por objetivo desenvolver soluções para o envelhecimento populacional.  “Nosso projeto em sua escala é líder neste mercado”. Ao comparar a iniciativa repleta de segredos da companhia sediada no Vale do Silício, na Califórnia, o executivo aponta que a Silver Valley vai além da bolha da internet ou das tecnologias da informação e comunicação. Isto porque o modelo instalado em Paris tem apoio do governo através do Silver Economie – acordo interministerial assinado em abril de 2013, pelo ministro da Recuperação Produtiva, Arnaud Montebourg, e Michèle Delaunay, ministra responsável pelos idosos no Ministério dos Assuntos Sociais e Saúde – que tem o objetivo de fomentar a economia a serviço dos idosos em todos os setores industriais. No entanto, ele não descarta a possibilidade de trabalhar junto com a Google no futuro. 

Os investimentos da Silver Valley são divididos igualmente entre os setores público e privado. Os recursos do governo saem dos cofres de departamentos de duas das 26 regiões administrativas da França, Île de France e Val de Marne. Os outros 50% são financiados por dezenas de companhias como a Reunica e a AG2R La Mondiale, que oferecem serviços de previdência complementar, e o Institut Silver Life, centro de pesquisa sobre a economia do envelhecimento. 

Os resultados, já em curso, são a criação de mais de 600 novos empregos, além de startups destinadas a criar soluções que interfiram em todos os domínios do cotidiano dos idosos. A expectativa é que nos próximos cinco anos, cinco mil empregos sejam gerados por meio da Silver Valley e que o número de associados chegue a 300. Os projetos vão desde lazer e segurança até comunicação, vida social, mobilidade, saúde e arquitetura. Espera-se que a iniciativa antecipe as tendências de mercado e estimule o crescimento do setor através de parcerias e pesquisas, inclusive com instituições em outros países. “Nosso objetivo é promover intercâmbios frutíferos entre membros e acelerar a inovação”, afirma o presidente da Silver Valley, Jérôme Arnaud.

PARALELO COM O TURISMO – O primeiro membro a se instalar no Silver Valley foi a Microsoft. No último mês de fevereiro, a gigante do setor de informática, através de um comunicado de imprensa, informou que sua divisão francesa passaria a fazer parte do projeto. A multinacional, que possui 1500 funcionários no país, justificou sua adesão ao ressaltar o seu envolvimento em diversas soluções em telemedicina, educação a distância, além de tecnologias no setor de saúde pública e privado ao longo dos últimos 15 anos em que esteve em terras francesas. “Os novos desafios criados pelo envelhecimento da população nos obrigam a trabalhar juntos”, disse em nota a diretora da divisão do setor público da Microsoft na França, Laurence Lafont-Galligo. Para a Silver Valley, a companhia é um importante parceiro, já que pode atrair outros players e dar mais credibilidade à iniciativa, que ainda carece de grandes companhias, sobretudo no estímulo às startups.

*Leia a matéria completa na edição 25 da revista Diagnóstico



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.