home notícias Gestão
Voltar Voltar
02/06/15
Sistema de pagamento na área de saúde tem que mudar
Carolyn Simpkins, diretora clínica da BMJ América do Norte esteve em São Paulo e apresentou palestra no evento Eyeforpharma Brasil
Da redação

As reformas dos sistemas de saúde em várias partes do mundo, em especial nos Estados Unidos, onde está sendo implantado o Obamacare, foram o tema da palestra de Carolyn Simpkins, diretora clínica da BMJ (Editora do The BMJ, antigo British Medical Journal) na América do Norte, durante o Congresso Eyeforpharma Brasil, realizado em São Paulo. Para ela, os desafios no setor privado de saúde do Brasil são grandes e insustentáveis, enquanto os pagamentos continuarem no sistema “Fee for Service”.

“A solução é mudar o modelo de pagamento de healthcare para o sistema Bundled Payment (pacote com custos fixos para procedimentos e cirurgias). Na Holanda, os resultados estão sendo muito bons após um ano de implantação deste novo sistema. Há uma melhor coordenação, melhor aderência aos protocolos e melhores custos. Sabemos que é muito difícil mudar, aprender novos modos para implantar novos sistemas”, afirmou Simpkins. Ela lembrou que os hospitais de todas as melhores universidades dos EUA estão tendo que aprender como fazer essa transição, cada um com um modelo de mudança, uns mais rápidos e outros mais lentos.

A diretora clínica da BMJ na América do Norte mostrou ainda estimativas revelando que os gastos com saúde nos EUA podem passar de 17,6% para 21% do PIB, até 2020, sendo que nesse período os desperdícios com essa verba subiriam de 21% para 47%.

Simpkins também apresentou aos presentes no evento Eyeforpharma Brasil, uma nova proposta da BMJ, o BMJ Outcomes. Trata-se de uma iniciativa para desenvolver um jornal e uma comunidade para a publicação da mensuração de resultados em saúde. “A visão é criar um fórum internacional para debates e consolidação do conhecimento em como medir os resultados que importam para pacientes, profissionais, provedores, pagadores e o público. Nossa ambição é melhorar o valor entregue aos pacientes, através da aceleração do desenvolvimento da ciência e da prática de mensuração de resultados”, concluiu.

Após a palestra, Carolyn Simpkins coordenou uma mesa-redonda sobre o tema com a participação de Andrea Basagoita, do Instituto de Saúde Pública do Chile; Dr. Hector Castro, diretor executivo do IETS (Instituto de Evaluación Tecnológica en Salud), da Colômbia; e Gabriela Tannus, presidente do ISPOR (International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research) no Brasil.

A BMJ é uma editora provedora de conteúdo científico que promove a melhoria da saúde em todo o mundo, através da divulgação de conhecimentos e expertise, para melhorar experiências, resultados e valor.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.