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28/04/15
Somente 251 hospitais norte americanos recebem classificação de 5 estrelas
Centers for Medicare & Medicaid Services avaliou satisfação do paciente em mais de 3500 hospitais norte americanos
Filipe Sousa

Apenas 251 hospitais dos Estados Unidos obtiveram a maior pontuação em um novo sistema de classificação de cinco estrelas lançado pelo CMS - Centers for Medicare & Medicaid Services.

As novas classificações são parte de uma iniciativa mais ampla do órgão federal, usando um sistema de classificação de cinco estrelas em todas suas páginas da Web, com o objetivo de ajudar os consumidores a comparar a qualidade dos profissionais de saúde.

Os hospitais tiveram a oportunidade de visualizar as classificações no outono passado e muitos já manifestaram preocupação. Eles questionam a metodologia e se os ratings refletem "reflexões significativas de desempenho." Eles também dizem que tentar resumir o desempenho de um hospital a uma única pontuação pode simplificar demasiado a informação que é mais relevante para os consumidores.

Pouco mais de 3.500 hospitais norte-americanos tiveram uma nova classificação sumária aplicada à sua página  Hospital Compare. De acordo com uma avaliação dos dados conduzida pelo portal Modern Healthcare, 101 hospitais receberam a menor classificação de uma estrela; 582 receberam duas estrelas; 1414 receberam três estrelas; 1205 receberam quatro estrelas; e 251 receberam a mais alta classificação de cinco estrelas.

A avaliação sumária inclui uma média de desempenho dos hospitais em cada uma das 11 medidas relatadas publicamente pela Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems. A pesquisa da HCAHPS avalia experiências dos pacientes nas instalações hospitalares.

A pesquisa pergunta aos pacientes sobre fatores como a capacidade de resposta da equipe do hospital às suas necessidades, a qualidade das transições de cuidados e como as informações bem sobre medicamentos são comunicadas. Ela também pergunta sobre limpeza e tranquilidade da instalação e se o paciente gostaria  ou não de recomendar a outros.

Os inquéritos são efetuados para uma amostragem aleatória de pacientes no espaço de dois dias após terem recebido alta de um hospital e devem ser concluídos no prazo de 42 dias. Esta primeira rodada de avaliações olha para as respostas recolhidas junto dos pacientes entre 1 de Julho de 2013 e 30 de junho de 2014.

O CMS aplicou pela primeira vez classificações de estrelas em 2008 para casas de repouso. No ano passado, a agência lançou programas similares para os provedores de saúde em domicílio, grandes grupos clínicos e centros de diálise. Os ratings de diálise provocaram polêmica sobre a metodologia e surgiram críticas da indústria, afirmando que a classificação iria confundir os consumidores, em vez de ajudá-los.

Agora os hospitais estão expressando preocupações semelhantes.

De acordo com um comunicado da American Hospital, o CMS corre o risco de simplificar a complexidade de cuidados de qualidade e o que é importante para um paciente em particular.

"As razões que levam os pacientes a buscar atendimento hospitalar são variadas", explicou Akin Demehin, diretor-associado sênior da AHA em uma entrevista. "Nós não estamos confiantes de que o tipo de abordagem de classificação de estrelas - especialmente uma que englobe todas as medidas no Hospital, compare e agrupe em uma única estrela global - vá dar aos pacientes a visão sobre a qualidade de seus hospitais que o CMS está esperando. "

Em um comunicado à imprensa sobre o lançamento, o dr. Patrick Conway, responsável do CMS, disse que as classificações de estrelas incentivam hospitais e médicos a se esforçar para melhorar continuamente a experiência do paciente e qualidade da assistência prestada a todos os pacientes.

Esse sentimento foi compartilhado por pela dra. Penny Wheeler, CEO do sistema de saúde Allina. Apesar dos desafios metodológicos "dados deficientes ainda são melhores do que não ter dados."

Um dos 12 hospitais do sistema Allina recebeu cinco estrelas, nove tiveram quatro estrelas e dois conseguiram três estrelas.

"Ele não é perfeito; nenhum sistema de medição é ", disse Wheeler. "Eu não sei em que os consumidores estão se baseando para fazer escolhas, pelo menos não ainda. Mas, o sistema cria uma concorrência saudável entre os hospitais, o que é sempre bom ", concluiu.



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