home notícias Gestão
Voltar Voltar
23/02/12
SOS Vida é a 1ª do Norte-Nordeste com JCI em home care
Com sede em Salvador, prestadora torna-se a segunda empresa de serviços em saúde a obter o selo, em internação domiciliar, no Brasil
Da redação

A SOS Vida, empresa do segmento de home care com sede em Salvador (BA), é a primeira categoria no Norte-Nordeste a obter a certificação internacional pela Joint Comission International (JCI), em parceria com  o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). Com o título, oficializado no último dia 26 de janeiro, a prestadora torna-se a segunda empresa de prestação de serviços em saúde a obter o selo, em internação domiciliar, no Brasil.

 

Para receber a acreditação, uma série de exigências, impostas pela entidade certificadora, deve ser cumprida. Para isso, a segurança e excelência nos processos e procedimentos assistenciais e administrativos da instituição são requisitos básicos. “Trata-se de uma conquista coletiva, de fato. O trabalho em busca da qualidade foi além dos muros da SOS Vida. Envolveu a todos: colaboradores, terceirizados, fornecedores, pacientes e familiares”, comemora Edmundo Ribeiro, diretor executivo da empresa.

 

Para atender as exigências da JCI, a SOS Vida realizou, nos últimos três anos, atualizações, auditorias, investimentos e revisões em todas as suas atividades. Uma equipe de treinamento, formada por profissionais das áreas técnica e administrativa, foi responsável pelo planejamento e elaboração de ações educativas para todos os membros do corpo profissional da SOS Vida. Para obter a acreditação a prestadora ajustou, ainda, processos internos, além de ter realizado intervenções e mudanças em sua estrutura física e tecnológica, bem como ampliação do seu quadro de colaboradores, e a implantação de um novo sistema operacional.

 

“A metodologia da certificação de qualidade adotada pela JCI é baseada na excelência plena. Todos os processos, desde os administrativos até os assistenciais, têm que ser revisados, acompanhados e mensurados durante o processo de execução”, acrescenta Fernanda Gama, coordenadora de qualidade da SOS Vida.

 

“Na prática a acreditação melhora, inclusive, a qualidade de vida e de trabalho dos cerca de 500 profissionais das equipes multidisciplinares, validando nossas metodologias e os controles internos da organização”, afirma José Espiño, diretor médico da SOS Vida, que atua há 16 anos no segmento de home care. A empresa disponibiliza a pacientes e familiares infraestrutura e suporte para o atendimento de internação em domicílio. Além disso, o grupo oferece acompanhamento a pacientes em tratamento por quimioterapia, através das unidades oncológicas.

 

Até 2011, apenas uma empresa de internação domiciliar no Brasil, com atuação no sudeste, possuía a certificação. O Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês já possuem o título.

 

Fundada em 1987, a SOS Vida foi a responsável pela implantação do serviço de atenção domiciliar na Bahia, em 1996, quando a categoria home care era praticamente desconhecida no estado.  Em 2010, a SOS Vida conquistou o Prêmio Benchmarking Saúde na categoria Serviço de Home Care. Além do segmento de internação domiciliar, a prestadora investe, desde 2005, em assistência oncológica, através de duas clínicas especializadas: uma localizada na própria sede e a outra em parceria com o Hospital Agenor Paiva, na Cidade Baixa, também na capital baiana.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.