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16/10/13
Unimed Paulistana é líder em número de queixas em setembro em ranking da ANS
Operadora registrou 1.937 reclamações em seis meses. A Só Saúde lidera entre os planos de médio porte
Da Redação

A ANS divulgou o ranking das operadoras de saúde que mais tiveram reclamações dos seus beneficiários no mês de setembro. Mais uma vez, a Unimed Paulistana, com 1.937 reclamações nos últimos seis meses, recebeu o maior número de queixas no período entre as empresas de grande porte. A Só Saúde ficou em primeiro entre as operadoras de médio porte.

A Unimed Paulistana, com 805 mil consumidores, passa por Regimes Especiais de Direção Fiscal e Direção Técnica instaurado pela ANS. Por problemas financeiros e riscos aos serviços prestados pela empresa, a autarquia decidiu enviar agentes para acompanhar de perto as atividades administrativas da operadora durante um ano e exige que a Unimed Paulistana apresente planos que apontem uma reversão das anormalidades detectadas.

A Amil, com 4,3 milhões de beneficiários, registrou um alto de índice de reclamações nos últimos seis meses ficando acima da média das operadoras de médio porte. Por conta disso, a companhia saiu do quarto lugar em agosto para a vice-liderança no ranking das operadoras com maior número de queixas pelos beneficiários. A Green Line, com 432 mil consumidores, ficou em terceiro lugar entre as empresas de grande porte.

O índice apresenta o número médio de reclamações para cada 10.000 clientes nos seis últimos meses dividido pelo número de beneficiários do mesmo período e o resultado é multiplicado por 10.000. Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior frequência de reclamações, evitando que as empresas com mais clientes fiquem sempre nas primeiras posições do ranking apenas pelo maior número de beneficiários, ou que as empresas com menor número de beneficiários fiquem sempre nas últimas colocações.

Médias e pequenas - Segundo o ranking da ANS, a Só Saúde, com 42,7 mil clientes, deu um salto no número de reclamações no último mês. A empresa de médio porte saiu do 12º lugar para a liderança da lista em sua categoria. Em julho de 2013, 5,35% das queixas foram destinadas à empresa, já em setembro este índice subiu para 12,71%. 

A LAM, com seus 27 mil consumidores, ficou em segundo lugar no ranking e deixou a liderança, que ocupou em agosto. A Saúde Medicol, com 29 mil clientes, ficou em terceiro entre as empresas médias.

Entre as pequenas operadoras, não houve alteração em relação ao ranking do mês de agosto. A Associação Evangélica Beneficiente de Londrina, a Unimed Guararapes e a Medline ficaram em primeiro segundo e terceiro lugares respectivamente



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