home notícias Gestão
Voltar Voltar
03/01/14
Unimed Rio faz joint venture para atuar em oncologia
Empresa fechou acordo com a Oncoclínica CTO para a criação do Centro de Excelência Oncológica. Próximas ações da Unimed Rio são aquisições de unidades hospitalares
Da redação

Rio de Janeiro - A Unimed Rio fechou acordo de joint venture com a Oncoclínica CTO para a criação do Centro de Excelência Oncológica, A primeira unidade será construída na Barra e deve ficar pronta no segundo semestre de 2014. As informações são do Valor Econômico.

Até lá, o serviço será oferecido a partir de fevereiro no hospital Unimed-Rio. Segundo Walter Cesar, superintendente geral da Unimed-Rio Empreendimentos, o novo acordo é um passo importante dentro do processo de verticalização das operações da empresa. "Para gerir custos é preciso ser criativo e eficiente no processo de gestão. E um dos mecanismos é ter substancial controle dessa cadeia de produção. Verticalização se transforma numa parte importante de controle para gerir melhor os custos", afirmou o superintendente.

segundo Cesar, as próximas prioridades da Unimed Rio são aquisições de outras unidades hospitalares e a entrada no segmento de serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento. "Temos oportunidade de aquisição de pelo menos três unidades", adiantou. A decisão do que comprar vai depender da localização dos empreendimentos. Segundo Cesar, sem dar muitos detalhes, tudo depende da área geográfica e do tipo de negócio.

Além disso, a Unimed Rio vai focar na consolidação das atividades do hospital e do centro oncológico em 2014. Para Cesar, a joint venture recém-celebrada servirá para transformar "um componente importante" dos gastos -- os altos custos que qualquer empresa no segmento de saúde tem com oncologia -- em geração de caixa. "Com a joint venture transformamos um valor que antes era unicamente de despesa, em um resultado na operação. Passamos a participar do resultado que a operação proporciona", explicou o superintendente.

Na parceria com a com a Oncoclínica CTO, a Unimed não entrou com recursos financeiros. O acordo foi desenhado para que o centro atenda o equivalente a 70% do custos da Unimed com oncologia, que gira em torno de R$ 100 milhões por ano.

A Oncoclínica, por sua vez, entrou com recursos para a formação societária -- os valores não foram informados -- e com uma participação acionária. Como resultado a Unimed terá participação minoritária de 8% a 10% em ações preferenciais da Oncoclínica a partir de agora. Além da geração de caixa proveniente da operação, a Unimed terá alguma receita marginal adicional.

Cesar estima que o primeiro centro oncológico deve demandar cerca de R$ 5 milhões, a serem investidos de forma compartilhada pelas duas empresas. A participação de cada uma na joint venture é de 50%. Ele explicou que as duas empresas têm até 60 dias após o início das atividades do centro para desenvolver um plano estratégico com previsões de expansões para novas áreas geográficas. "O acordo prevê, ainda, a possibilidade de aproveitar a capilaridade que a Oncoclínica já possui", disse.

Sobre o resultado de 2013, o superintendente informou que a Unimed Rio ainda está terminando de apurar os números. "Foi um ano bom, de crescimento da empresa, e acho que 2014 tem tendência importante de crescimento também. A taxa média de crescimento da Unimed é de 7% ao ano, sendo alguns anos, como este ano, com crescimento até maior", disse o executivo.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.