home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
16/11/11
América Latina entra em declínio econômico, aponta FGV
Maiores gargalos são falta de competitividade, inflação, desemprego e escassez de mão de obra qualificada
Da redação

Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com o instituto alemão Ifo aponta recuo do Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina de 5,6 para 4,4 pontos entre julho e outubro de 2011. Com o indicador abaixo da média histórica, a região entra na fase de “declínio” do ciclo econômico, após permanecer na fase de “boom” entre julho de 2010 e julho deste ano.

 

A queda do ICE foi identificada no México e em todos os países da América do Sul, com exceção do Peru, onde houve aumento de 6,1 para 6,2 pontos. Além do Brasil, foram classificados em declínio Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai, enquanto os índices de clima identificados na Bolívia, México e Venezuela já apontaram recessão. Apenas o Paraguai foi classificado no limite entre boom e declínio. Até o último mês de julho, cinco países estavam na fase de "boom".

 

“Apesar da queda, o nível superior a 5 pontos indica uma avaliação ainda favorável a respeito do momento presente. O componente de expectativas recuou de 5,3 para 3,5 pontos, sinalizando pessimismo em relação aos próximos meses”, disse a FGV. O componente de situação atual na região passou de 5,9 para 5,2 pontos.

 

Dificuldades - Os maiores gargalos encontrados na América Latina foram falta de competitividade, inflação, desemprego e escassez de mão de obra qualificada. “No caso brasileiro, o principal problema apontado é também a competitividade, mas a inflação aparece em segundo lugar, seguida de falta de mão de obra qualificada, déficit público e escassez de capital”, afirmou a FGV.

 

O Brasil perdeu uma posição, passando do sétimo para o oitavo lugar no ranking de países. A principal mudança foi a ascensão do Peru de quinto para primeiro lugar, com projeções de crescimento de até 6,5% neste ano.

 

O resultado da América Latina seguiu o movimento mundial. O ICE apurado pelo Ifo para 119 países caiu de 5,4 para 4,3 pontos entre julho e outubro. A sondagem antecipa tendências econômicas, com base em informações prestadas trimestralmente por especialistas nas economias de seus respectivos países.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.