home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
28/05/13
ANS vai obrigar operadoras a oferecer remédios orais contra o câncer
Decisão, que vai para consulta pública, vale a partir de janeiro de 2014. Atualmente, planos só são obrigados a conceder tratamento em ambulatórios
Priscilla Mendes, do G1

Brasília - A partir de janeiro de 2014, os planos de saúde passarão a ser obrigados a oferecer 36 medicamentos orais usados em casa para tratamento de câncer, segundo informou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, nesta terça-feira (28). Atualmente, os planos só são obrigados a conceder o tratamento em ambulatórios. De acordo com o Ministério da Saúde, os pacientes passarão a ter acesso em casa a medicamentos que têm 54 indicações contra vários tipos de câncer, entre eles de próstata, mama, colorretal, leucemia, linfoma, pulmão, rim, estômago e pele, além de uma nova técnica de radioterapia.

A proposta ainda passará por consulta pública, que será aberta entre os dias 07 de junho e 07 de julho, na página da agência na internet. A ANS não descartou a possibilidade de, após consulta, haver ampliação dos procedimentos. Segundo André Longo, diretor-presidente da agência, a consulta pública não alterará a decisão sobre os medicamentos contra o câncer. 

“Do ponto de vista técnico e jurídico, há uma definição na agência apontando para a incorporação dos medicamentos orais contra o câncer. Nós não mudaremos de posição. Vamos conduzir esse processo. O que podemos fazer com a consulta pública é talvez até acrescentar uma medicação desde que haja convencimento”, afirmou o presidente em entrevista à imprensa.

Segundo o Ministério da Saúde, cada plano de saúde deverá definir a forma como será feita a distribuição dos medicamentos. Entre as possibilidades, estão a distribuição direta, a definição de convênios com farmácias privadas e o reembolso aos pacientes.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que 97% dos tratamentos de quimioterapia são feito atualmente no âmbito do SUS. “Os pacientes que precisavam desses medicamentos orais de uso domiciliar acabavam recorrendo ao SUS ou através de medidas judiciais acabavam tendo esses medicamentos oferecidos pelo seus planos de saúde”, disse.

Atualização de procedimentos mínimos - A cada dois anos, a ANS atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – procedimentos mínimos a serem cobertos obrigatoriamente pelos planos. Na atualização realizada este ano, a agência incluiu 44 procedimentos médicos e odontológicos, entre medicamentos, exames, cirurgias e terapias – além dos 36 novos medicamentos para o câncer.

Há ainda previsão de ampliação de 30 outros procedimentos que já estavam no rol e que serão ampliados, como consulta com nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Padilha disse que os medicamentos orais atendem a uma mudança no “padrão tecnológico” do tratamento contra o câncer. As 36 drogas foram escolhidas após debate “amplo e detalhado” entre ANS, ministério, operadoras de planos e entidades representantes de médicos, pacientes e prestadores de serviço. “Estamos absolutamente convencidos que não é correto um plano que oferece esse tratamento ambulatorial não oferecer esses medicamentos em casa”, disse o ministro.

O novo rol de procedimentos vale para todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da lei 9.656/98 - que regulamentou a atuação dessas operadoras - e para aqueles que se adaptaram à lei. O diretor-presidente da ANS lembra que, em caso de planos não regulamentados, o Supremo Tribunal Federal já decidiu que vale aquilo que está previsto no contrato. “Nos contratos omissos, porém, vale o que está na lei. Então é preciso analisar cada caso dos contratos antigos para que se possa definir a abrangência desse novo rol de procedimentos”, afirmou André Longo.

*As informações são do G1.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.