home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
15/12/11
Anvisa: metade dos hemocentros em condições inadequadas
Levantamento identifica que 46% dos centros operavam com aparelhos sem manutenção adequada
Da redação

Levantamento feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classificou quase metade dos serviços de hemoterapia do Brasil como de alto de médio risco para a saúde. Do total de 419 centros analisados, 47% apresentavam problemas na calibração e aferição dos equipamentos e 46% operavam com aparelhos sem manutenção adequada. Em outros 25% dos serviços foram encontradas falhas nos procedimentos de desinfecção, lavagem e esterilização do material. As informações são do Estado de S. Paulo.

 

Os dados são referentes a inspeções feitas em 2010 e indicam que apenas 17,72% dos serviços reuniam condições consideradas ideais de funcionamento. Na comparação com 2007, o porcentual de serviços avaliados como de alto risco subiu de 5% para 14%, enquanto os de médio alto risco passaram de 10% para 11%. O boletim também aponta que 85% dos hemocentros coordenadores (HC) da rede apresentam risco baixo ou baixo médio, indicador que implica necessidade de melhorias. Do grupo de HCs avaliados, um é considerado de risco.

 

Para o gerente de sangue e componentes da Anvisa, João Paulo Baccara Araújo, a qualidade dos serviços não piorou. “A qualificação dos inspetores é que melhorou. Hoje eles conseguem identificar pontos críticos com maior facilidade”, justifica. O documento da Anvisa, no entanto, apresenta outras possibilidades: o aumento da amostra analisada e a efetiva piora dos serviços.

 

O coordenador nacional da Política de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez afirma que os baixos resultados gerais do levantamento são provocados pelo desempenho ruim em unidades de coleta e transfusão. “É muito difícil controlar o que está sendo realizado na ponta, no banco de sangue ligado ao hospital com 60 leitos, numa pequeno município do interior”, argumenta.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.